20/05/2026 às 07h06min - Atualizada em 20/05/2026 às 07h06min
Vereadores cobram melhorias no TFD e destacam avanços durante Sessão Ordinária da Câmara de Guanambi


Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (19), os vereadores da Câmara Municipal de Guanambi discutiram diversos temas de interesse da população, com destaque para a situação do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), serviço utilizado por pacientes que precisam realizar consultas, exames e procedimentos médicos em outras cidades.

Durante os pronunciamentos, os parlamentares reconheceram a qualidade dos veículos utilizados no transporte dos pacientes, além do atendimento humanizado prestado pelos motoristas, frequentemente elogiados pelos usuários do serviço. No entanto, os vereadores alertaram para reclamações recorrentes relacionadas à estrutura oferecida no destino.

Entre os principais pontos levantados estão a dificuldade de deslocamento entre o local onde os ônibus deixam os pacientes e as unidades de tratamento, além da ausência de um espaço adequado para descanso e realização de higiene pessoal. Diante disso, os edis solicitaram que o Poder Executivo adote providências urgentes para garantir mais conforto, dignidade e acolhimento às pessoas que dependem do TFD.

Outro tema bastante comentado na sessão foi o sucesso da ExpoGuanambi 2026 e da Feira de Negócios, eventos que vêm movimentando a economia local e atraindo grande público. Os vereadores parabenizaram os organizadores pela estrutura e pela dimensão alcançada pela festa, destacando a importância da feira para o fortalecimento do comércio, do agronegócio e da geração de oportunidades no município.

Apesar dos elogios, os parlamentares também chamaram atenção para os transtornos registrados no trânsito, especialmente nos horários de entrada e saída do evento, solicitando estudos e ações que possam melhorar a mobilidade e garantir mais segurança aos participantes.

Os vereadores ainda destacaram a participação da Câmara Municipal no evento, por meio do stand institucional instalado pela presidência da Casa Legislativa. O presidente Fausto Azevedo foi parabenizado pela iniciativa, considerada importante para aproximar o Poder Legislativo da população. Segundo os parlamentares, o espaço permitiu apresentar o trabalho desenvolvido pelos vereadores, além de atender visitantes e fortalecer o diálogo com a comunidade.

Durante a sessão, os vereadores também comentaram sobre os festejos de Santa Rita, tradicionais no município, que seguem até o próximo dia 22 de maio. Na oportunidade, os parlamentares convidaram toda a população para participar das celebrações.

A situação da regulação pacientes, também esteve entre os assuntos debatidos. Os vereadores relataram que a população tem enfrentado dificuldades e demora nas transferências. Fator que tem causado preocupação e transtornos aos pacientes que aguardam pelos serviços.

A Tribuna Livre contou com a participação da psicóloga Daniele de Souza Costa, representante do CAPS AD II Dr. Geraldo Corrêa De Vecchi, que abordou o Movimento da Luta Antimanicomial. Em sua fala, destacou a importância do cuidado humanizado, do respeito às pessoas em sofrimento psíquico e da valorização das políticas públicas de saúde mental. A psicóloga também apresentou o trabalho desenvolvido pelo CAPS no acolhimento, acompanhamento e reinserção social dos pacientes, além de agradecer o apoio da Câmara Municipal às ações da instituição.

Também participou da Tribuna Livre o senhor Idalceno Cordeiro Santos, que discursou sobre o Requerimento nº 08/2026, referente à atualização do Plano Diretor do município. Durante sua fala, ele parabenizou os vereadores pela aprovação do requerimento e destacou a importância da participação popular na construção do planejamento urbano da cidade.

Além dos debates e discursos, a sessão contou com a aprovação de nove Indicações encaminhadas ao Poder Executivo Municipal. Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 038/2026, de autoria dos vereadores Fausto Azevedo e Antônio Sobrinho, que reconhece como de Utilidade Pública Municipal o Núcleo dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador de Guanambi e Região (NCCMMGR), associação civil sem fins lucrativos voltada ao fortalecimento e valorização da atividade no município e região.


Após a sessão o senhor Antônio José Cotrim Amaral (Tony Amaral), recebeu Moção de Aplausos diante de sua trajetória inspiradora e dos serviços relevantes prestados à comunidade.

NOTÍCIAS RELACIONADA
Câmara de Guanambi realiza Sessão Ordinária com debates sobre saúde mental materna e combate ao...
Após entregar 34 obras, Prefeitura de Guanambi investe R$ 35 milhões em 12 frentes de trabalho e...
Legislativo Guanambiense participa de Audiência Pública sobre implantação do Transporte Coletivo em...
Instituto de Saúde Mental Neves Teixeira se destaca em Guanambi no tratamento de dependência química...
GALERIAS
CLASSIFICADOS