15/01/2020 às 05h31min - Atualizada em 15/01/2020 às 05h31min
Certificação do Aeroporto de Guanambi volta a análise na Anac


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) voltou a analisar o processo de certificação operacional do Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi.

A análise estava suspensa desde o dia 12 de dezembro, devido a pendências documentais. Prefeitura, Governo do Estado e Infracea, empresa responsável por gerir o aeroporto, providenciaram as mudanças e apresentaram a documentação até então ausente no processo.

Em novembro passado, técnicos da Anac estiveram no local para realizar a análise da estrutura. A principal mudança solicitada foi a mudança da cerca de proteção do entorno do aeroporto. A cerca estava localizada a 72 metros do eixo da pista, sendo exigido um recuo de mais três metros. O serviço já foi executado.

Mudança no status do processo de certificação foi publicada nesta segunda-feira (13)

A expectativa agora é de que a certificação seja emitida nos próximos dias. Após isso, empresas interessadas em operar com voos partindo de Guanambi poderão solicitar as operações junto à Anac.

Azul Linhas Aéreas é uma das empresas interessadas na operação. A princípio, a companhia aérea deverá ofertar voos lingando a cidade a Belo Horizonte (MG).

A expectativa é de que outras empresas, como a Passaredo, também operem no aeroporto de Guanambi, com destinos como Salvador, São Paulo e Brasília.

O processo de instalação de voos comerciais no aeroporto de Guanambi foi iniciado em 2015, quando o saguão foi requalificado, sendo construído à época as instalações de incêndios aeroportuários.

Em 2016, uma inspeção das autoridades aeronáuticas constatou que os morros do entorno da pista poderiam representar obstáculos perigosos para aeronaves maiores. Somente em 2018, após ser apresentado um novo plano de zona de proteção de aeroportos, a restrição foi retirada.

Ainda em 2018, a pista começou a ser recuperada, com um investimento de cerca de R$ 7 milhões, por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura.

Logo após a conclusão da obra, já em 2019, a prefeitura de Guanambi contratou uma empresa para gerenciar as operações no aeroporto.

No mês passado, foi inaugurada a loja Azul Cargo Express, em Guanambi. A unidade oferta serviço de transporte de cargas e encomendas para todo a país.

por Tiago Marques - Agência Sertão
 -
NOTÍCIAS RELACIONADA
Riacho Belém transborda em Guanambi. Veja as imagens...
Guanambi: vereador doa salário e empresa equipamentos para implantação de usina solar no abrigo dos...
Guanambi assiste silenciosamente ao fechamento de mais uma escola...
Radialista Joaquim José está de volta a 96 FM de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS