22/11/2023 às 05h50min - Atualizada em 22/11/2023 às 05h50min
Desembargador manda prefeito de Pindaí suspender Decreto que nomeou filho de aliado sem que existisse vaga


SALVADOR — O TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) concedeu tutela provisória de urgência determinando a suspensão dos efeitos do Decreto Municipal n.º 115/2021, publicado no D.O.M. de 16/03/2022, pelo prefeito de Pindaí, no sudoeste da Bahia, João Veiga (PP).

O chefe do Executivo havia nomeado, sem que existisse vaga, Júlio Cezar Cardoso Gomes, para o cargo de Engenheiro Civil. A decisão foi proferida nesta terça-feira (21), pelo desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro.

 

Em agosto deste ano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) já havia negado o recurso, mantendo a decisão da juíza Adriana Silveira Bastos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, em Guanambi, que determinou a suspensão de Júlio Cesar Cardoso Gomes.

O magistrado aplicou uma multa diária de R$1.000,00 a ser suportada pessoalmente pelo gestor João Veiga. No edital havia apenas uma vaga, sem cadastro de reserva, para engenheiro civil. No entanto, o primeiro colocado foi transferido para a secretaria de agricultura e meio ambiente em 2019, e o segundo, Júlio César Cardoso Gomes, pivô do imbróglio, assumiu a vaga.

Segundo uma ação popular, a nomeação contestada serviria para favorecer o pai do nomeado, ex-prefeito da cidade, Antônio Pereira Gomes, aliado de João Veiga e atual secretário de Obras e Infraestrutura local.

A reportagem do Folha do Vale chegou a ser questionada por alguns vereadores, que inclusive afirmaram tratar de fake news. Três meses depois, essa decisão confirma a credibilidade do veículo de comunicação na apuração.

NOTÍCIAS RELACIONADA
Justiça decreta prisão de servidor acusado de desviar recursos da Secretaria de Assistência...
MP investiga suposto esquema de propina em contratos da Prefeitura de...
MP denúncia ex-servidores do Inema e fazendeiros por corrupção e crimes ambientais na Bahia; esquema...
MPBA aciona Embasa por irregularidades no sistema de escoamento sanitário no Município de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS