Câmara de Guanambi aprova criação do Banco Municipal de Ração e Utensílios para Animais
Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 11, a Câmara Municipal de Guanambi aprovou o Projeto de Lei nº 118/2025, de autoria do vereador Dr. André Moitinho, que cria o Banco Municipal de Ração e Utensílios para Animais em Situação de Vulnerabilidade. A iniciativa tem como objetivo arrecadar, armazenar e distribuir alimentos e acessórios destinados a animais abandonados, resgatados ou acolhidos por protetores independentes e entidades de proteção animal, promovendo o bem-estar e a saúde dos animais e contribuindo para a redução do número de animais em situação de rua no Município.
Ainda na Ordem do Dia, além da apreciação e aprovação de sete indicações, os vereadores derrubaram os vetos aos Projetos de Lei nº 88/2025 e nº 85/2025. Também foram aprovados cinco Projetos de Decretos Legislativos, que concedem Títulos de Cidadania Guanambiense a personalidades que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento social, econômico e humano do município.
Foram aprovados os seguintes projetos: Decreto Legislativo nº 004/2025, de autoria da vereadora Maria Sílvia (Lilia), que concede o título de Cidadã Guanambiense à senhora Luzia Torres de Matos; Decreto nº 005/2025, de autoria do vereador Edmilson Santos e subscrito pelos vereadores Cláudio Fiúza, Vanilson Flores (Dr. Son), Antônio Sobrinho (Toninho Aí Dentro), Edimíria Paes (Míria Paes), Joventino Neto (Neto de Dim), Hélio Pereira (Lelé), André Moitinho, Jairo Pereira (Dau de Jairo) e Belonízio Nunes (Tião Nunes), que concede o título de Cidadão Guanambiense ao senhor Francisco Alves Rocha; Decreto nº 006/2025, de autoria do vereador Natanael Santos (Pretinho), que homenageia o senhor Deusdete Brito; Decreto nº 007/2025, de autoria do vereador Joventino Neto (Neto de Dim), que concede o título ao Dr. Arthur Antunes Amaro Neves, magistrado do Tribunal de Justiça da Bahia; e, por fim, outro Decreto Legislativo nº 004/2025, também de autoria da vereadora Maria Sílvia (Lilia), que homenageia a senhora Eliane Santos Barbosa com o mesmo reconhecimento.
Durante o momento livre destinado às manifestações dos vereadores, diversos temas de interesse público foram debatidos. Os parlamentares cobraram do DNIT maior celeridade para a implantação de sinalização ou até mesmo de uma rotatória na entrada do Distrito de Morrinhos, visando garantir mais segurança aos motoristas e pedestres. Também parabenizaram a realização da audiência pública que discutiu o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, destacando a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional. Outro ponto abordado foi a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa quanto à condução irresponsável de motociclistas em Guanambi, que tem resultado em diversos acidentes regulamente.
Os vereadores ainda parabenizaram a equipe do Hospital Geral de Guanambi pelo trabalho prestado à população e pediram maior atenção às associações de protetores de animais, reforçando o compromisso com o bem-estar animal. Também foi feita cobrança aos órgãos competentes para que deem celeridade e devidas providencias em relação ao desvio de valores cometido por um servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social, solicitando transparência e providências imediatas. Outros pedidos incluíram a solicitação de ações imediatas por parte da Embasa para reparar as ruas que foram danificadas por obras realizadas pela própria empresa, a restauração urgente do canil municipal, e parabenizaram ao prefeito pelo avanço das obras de asfaltamento em diversas áreas do município.
Após o encerramento da sessão, foram entregues Moções de Aplausos a personalidades que se destacam por seus relevantes serviços à comunidade. De autoria dos vereadores Eponina Gomes e Paulo Costa, foi homenageada a Capitã Catarina Maria Máximo Malvar, em reconhecimento ao seu importante trabalho em prol da Segurança Pública e da população de Guanambi e região.
Também recebeu Moção de Aplausos a senhora Cristiane Fernandes Nunes, por iniciativa do vereador André Moitinho, em reconhecimento ao trabalho voluntário incansável em defesa dos animais abandonados e em situação de vulnerabilidade, causa à qual se dedica com amor e compromisso desde 2011.


