21/10/2020 às 23h42min - Atualizada em 22/10/2020 às 21h56min
Valda do PT tem candidatura indeferida por pendências em prestação de contas de campanha


O juiz da 64º Zonal Eleitoral de Guanambi, Ronaldo Alves Neves Filho, indeferiu o pedido de registro de candidatura Valda do PT, postulante ao cargo de prefeita de Guanambi. Segundo sentença proferida nesta quarta-feira (21), a candidata não cumpriu o requisito de quitação eleitoral.

Segundo o Magistrado, a candidata teve contas declaradas não prestadas em 2018, mas apresentou pedido de regularização de contas, o que habilitará sua quitação a partir de 31/12/2022. No seu entendimento, só a partir desta data Valda estará quite com a Justiça Eleitoral.

A defesa da candidata argumentou que as contas de campanha de 2018 foram devidamente prestadas e que a decisão foi reconsiderada pelo órgão. O Ministério Público Eleitoral também teve o mesmo entendimento da defesa e emitiu parecer pelo deferimento da candidatura.

Mesmo assim, o juiz eleitoral entendeu que a quitação eleitoral não está cumprida e Valda terá que recorrer ao TRE-BA para tentar reverter a decisão e manter sua candidatura. Não houve pedido de impugnação por parte de outros partidos ou do Ministério Público. A decisão foi baseada no relatório emitido pelo cartório eleitoral.

Caso a candidata não obtenha êxito no recurso, o partido terá que substitui-la por outro nome. Enquanto o recurso não for julgado, ela pode continuar realizando sua campanha normalmente. A assessoria da candidata informou que os advogados já estão preparando o recurso ao TRE-BA e que acreditam na reversão da decisão de primeiro grau e reafirmou que não existe pendências na prestação de contas da campanha de 2018.

Valda foi candidata a deputada estadual pelo PPL na última eleição e obteve 23.034 votos, ficando na suplência em uma coligação que elegeu três candidatos. Na ocasião, segundo dados do sistema Divulgacand, Valda arrecadou R$76.920,00, maior parte oriunda da direção nacional do Partido Pátria Livre. Seus gastos foram de R$75.973,80 e não houve dívidas de campanha.

O candidato a vice-prefeito em sua chapa, o médico Edson Luis Lelis Costa, o Dr. Luia, teve a sua candidatura deferida e está garantido no pleito.

Também tiveram seus pedidos deferidos os candidatos a prefeito Jairo Magalhães (PSD) e Nilo Coelho (DEM), além de seus respectivos vices, Vandilson Medeiros (PSD) e Nal Azevedo (DEM).

Dos 148 candidatos a vereador, apenas um ainda não teve o registro julgado, Trata-se de Maria José Domingues de Melo (PCdoB). Ela teve o nome incluso após a data de registro como forma da sigla cumprir o percentual mínimo de 30% de candidatas do sexo feminino.

Veja a sentença que indeferiu a candidatura de Valda.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADA
Obras de revitalização do Lajedo Novo estão bem avançadas e irá proporcionar valorização e um...
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
Vereadores participam de reunião na Escola Municipal Professor Celito...
GALERIAS
CLASSIFICADOS