08/03/2020 às 18h55min - Atualizada em 08/03/2020 às 18h55min
Site de programa de localização e identificação de pessoas desaparecidas é lançado pelo MP-BA


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) lançou o site de um programa de localização e identificação de pessoas desaparecidas.

No portal eletrônico do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) o cidadão poderá fazer o cadastro dos desaparecimentos que ficarão registrados em um banco de dados nacional, o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid).

Por meio do site, o cidadão deve preencher um formulário de cadastro para que seja possível o cadastramento do desaparecimento no Sinalid.

Além disso, deve encaminhar uma mensagem para o email desaparecidos@mpba.mp.br e encaminhar uma foto recente e de boa qualidade da pessoa desaparecida.

De acordo com o MP-BA, com os registros obtidos haverá uma sistematização e um cruzamento de informações vindas de diversos órgãos, o que vai contribuir na solução dos casos.

O PLID Bahia também poderá auxiliar na busca de familiares de pessoas localizadas em situação indicativa de desaparecimento, como por exemplo, pacientes em hospitais, pessoas em sofrimento mental e idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), unidades de acolhimento e sistema prisional.

O órgão estadual faz um alerta para as pessoas que estão em busca de pessoas desaparecidas. Assim que perceber que um familiar sumiu, a pessoa deve comparecer a uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência.

Em seguida, deve fazer o boletim de ocorrência, pois esse é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento, e ligar para emergência 190 para comunicar o fato à Polícia Militar para que também possa auxiliar nas buscas. É importante ainda descartar a possibilidade de falecimento e a procura em hospitais.

Por G1 BA

NOTÍCIAS RELACIONADA
Dobra número de crianças que acessam internet antes dos 6...
Milhões de brasileiros têm dificuldades de pagar suas...
Revoltado, homem termina relacionamento após noiva colocar cachorro em...
Líder em energia eólica e solar, Nordeste mira hidrogênio renovável e atrai...
GALERIAS
CLASSIFICADOS