08/08/2022 às 05h54min - Atualizada em 08/08/2022 às 05h54min
Seis municípios baianos têm casos confirmados da varíola dos macacos


Bahia já tem 19 casos de Monkeypox (varíola dos macacos) confirmados até este domingo (7). De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o estado tem 244 casos notificados da doença, subdivididos em 60 municípios.

Os últimos três casos foram confirmados neste sábado (6), nas cidades de Conceição do Jacuípe, Mutuípe e Salvador.

Do total de notificações, 95 foram descartados e 130 são considerados casos suspeitos, ainda aguardando o diagnóstico laboratorial. Entre as confirmações, 18 ocorreram em laboratório e um por critério clínico epidemiológico.

 

Veja também: Caetité investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Ainda de acordo com o boletim, os casos confirmados são de pacientes residentes em Salvador (12 casos), Santo Antônio de Jesus (02 casos), Cairú (01 caso), Conceição do Jacuípe (01 caso), Mutuípe (01 caso) e Ilhéus (01 caso), com predomínio do sexo masculino (17 casos) e faixa etária variando entre 02 meses e 45 anos de idade.

Quanto aos sinais e sintomas apresentados, foram referidos na maioria dos casos: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaléia e dor nas costas .

A Sesab informou que foi intensificado a sensibilização das vigilâncias epidemiológicas dos municípios baianos para que fossem realizadas as notificações da doença via RedCap, que é o formulário de coleta oficial do Ministério da Saúde.

Porém, afim de permitir maior capilaridade de captação de casos suspeitos da doença, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/Bahia) acompanha as notificações feitas pelos canais de comunicação existentes, tendo em vista a necessidade de notificação imediata, em até 24 horas, para oportuna ação na contenção do risco como isolamento dos suspeitos e confirmados e demais medidas que se façam necessárias.

A pasta explica que a Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

 

PorTiago Marques - Agência Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Novo coronavirus é descoberto na...
Bahia registra mais de 1.800 casos de Covid-19 na véspera do Carnaval; nove mortes foram confirmadas...
Após recorde de mortes, governo monitora estados com aumento de casos de...
Bebê morre de coqueluche na BA; óbito é o primeiro após 5...
GALERIAS
CLASSIFICADOS