15/04/2020 às 20h10min - Atualizada em 15/04/2020 às 20h10min
Segunda etapa da campanha de vacinação da gripe: quem deve tomar


A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 começa no dia 16 de abril. Se na primeira etapa, iniciada no 23 de março, só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza, agora o público-alvo se estende para:

  • Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários
  • Indígenas
  • Doentes crônicos
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • População privada de liberdade, inclusive adolescentes
  • Funcionários do sistema prisional

São, no total, mais 15,6 milhões de brasileiros que podem se beneficiar da segunda fase da campanha. A principal mudança ficou por conta da inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas.

Por que incluir os caminhoneiros e outros profissionais de transporte coletivo?

Isso tem a ver com o coronavírus (Sars-CoV-2). “O transporte e a entrega de cargas são serviços essenciais durante a pandemia da Covid-19. Por isso, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, além de trabalhadores portuários, se juntam ao grupo prioritário da segunda fase da campanha”, afirma o Ministério da Saúde, em comunicado.

Não é que a vacina da gripe evite o coronavírus, até porque estamos falando de problemas bem distintos. Na verdade, ao impedir o ataque do influenza, a injeção evita uma eventual infecção dupla de gripe e Sars-CoV-2, o que sobrecarregaria o sistema respiratório da pessoa.

A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19. Ora, se o sujeito recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza que os está causando.

Por atravessar o país de cima a baixo, esse grupo pode receber o imunizante em qualquer posto público de saúde do país, independentemente de onde mora.

A vacina da gripe e os indígenas

Originalmente, esse grupo ficaria para a terceira fase da campanha, marcada para começar no dia 9 de maio. “Os povos indígenas tiveram sua vacinação antecipada pela vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe”, diz o Ministério da Saúde.

Por que o governo não oferece a vacina para todos os grupos de uma vez? Porque seria muita gente indo aos postos de saúde ao mesmo tempo, o que pode provocar confusão e desabastecimento.

Cabe lembrar ainda que todos os brasileiros sem contraindicação — mesmo fora do público-alvo — podem adquirir uma versão da vacina contra a gripe na rede privada.

Os resultados da campanha de vacinação da gripe

Até o momento, 90,66% dos idosos receberam sua dose — são 18,9 milhões de brasileiros acima dos 60 anos já imunizados. Também tomaram a vacina na rede pública 3,8 milhões de trabalhadores da saúde (75,5% desse grupo).

A meta do governo é a de que ao menos 90% de cada público-alvo busque a sua injeção. Aliás, os mais velhos e os profissionais de saúde que seguem sem proteção contra a gripe podem ir atrás da vacina na segunda ou mesmo na terceira fase da campanha.

Até odia 6 de abril, foram registados 853 casos de influenza, com 100 mortes.

Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Vacina contra o câncer está em últimas fases de...
Após quase 20 anos sem registro local, Brasil confirma caso autóctone de cólera na...
Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por...
Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no...
GALERIAS
CLASSIFICADOS