07/06/2023 às 20h00min - Atualizada em 07/06/2023 às 20h00min
Secretaria de Agricultura realiza ações visando o desenvolvimento da Agricultura Familiar


A Gestão Nilo Coelho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está realizando várias ações e projetos visando o desenvolvimento da agricultura familiar, de economia solidária e dos produtores rurais dos distritos de Ceraíma, Mutãs, Morrinhos e do Baixio.

 

Segundo o Secretário Vanderlei Florêncio, o principal projeto foi a execução das obras de reestruturação e modernização do Perímetro Irrigado de Ceraíma, realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Atualmente, a produção no distrito é bastante diversificada com ênfase na fruticultura (banana, manga, goiaba, mamão, maracujá, além de mandioca, quiabo, tomate) e nos gados de corte e de leite. O perímetro também produz uva, laranja, melão, melancia, feijão, batata-doce, cebola, abóbora, entre outros produtos.

 

A secretaria iniciou a emissão do documento CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar). Com esse serviço, os agricultores poderão buscar recursos nos bancos, participar das políticas pública ativas como PNAE, Garantia Safra e Agroamigo (BNB), bem como serem beneficiados como os projetos do Governo do Estado e do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão.

 

Também tem desenvolvido ações de combate à seca com a construção de mais 400 cisternas de 16 mil litros e distribuição de água com carros pipas para diversas comunidades rurais. Entrega de materiais de apicultura para a Associação dos Apicultores da Microrregião de Guanambi (AAPIMIG) em parceria com a Codevasf, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Arthur Maia.

 

Outra ação importante é o fortalecimento da economia local com a entrega do certificado do Selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) aos empresários e comerciantes. Com esse selo o produtor tem a autorização para a comercialização estadual.

 

A realização da Feira de Agricultura Familiar na Praça Coronel Cajaíba é um sucesso e visa incentivar e fortalecer a economia solidária, dando maior visibilidade e valorizando a atividade produtiva, como produtos do artesanato local, alimentos produzidos a partir de derivados de leite, licores e bebidas artesanais, especiarias como carne de bode e derivativos como linguiça defumada, etc. Ainda segundo o secretário, “as duas primeiras edições da feira, contou com a participação de vários produtores de Guanambi e do Território Sertão Produtivo, tendo o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, do CESOL - Centro Público de Economia Solidária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IF Baiano e Uneb”.

NOTÍCIAS RELACIONADA
Tradicional São João do Distrito de Mutans acontece neste final de...
Nova Rodoviária será prioridade como obra estruturante para o município de Guanambi; projeto já...
Prefeitura de Guanambi recebe ‘Selo Transparência’ dos festejos juninos, concedido pelo Ministério...
Cultura FM de Guanambi também lidera audiência nas plataformas de streaming de rádio, conforme dados...
GALERIAS
CLASSIFICADOS