Relatório de Gestão Fiscal do 2º Quadrimestre de 2025 é apresentado na Câmara de Guanambi
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Guanambi recebeu a apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 2º Quadrimestre de 2025, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O documento foi explanado pelo assessor contábil Gilvano Messias, que destacou os números da arrecadação e despesas do município. Até o momento, Guanambi arrecadou 62,47% do total previsto para o ano, enquanto as despesas alcançaram 60,29% do valor fixado.
Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram os projetos:
Projeto de Lei nº 26/2025, de autoria do Executivo, que transfere a vinculação administrativa do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, entre outros.
Projeto de Lei nº 28/2025, também do Executivo, que altera a vinculação administrativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, passando da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Agricultura.
Projeto de Lei nº 104/2025, da vereadora Maria Silvia (Lilia), que denomina de “Rua Josefa Bezerra de Morais” a atual Rua H, no Bairro Amambaí.
Projeto de Lei nº 105/2025, do vereador Cláudio Fiúza, que institui o “Setembro Vermelho”, mês de prevenção e conscientização sobre doenças cardiovasculares.
Projeto de Lei nº 106/2025, do vereador Joventino Neto (Neto de Dim), que reconhece como de utilidade pública o Sindicato dos Produtores Rurais de Guanambi.
Projeto de Lei nº 107/2025, do vereador Vanilson Flores (Dr. Son), que denomina de “Rua Firmo dos Santos Malheiros” a atual Rua I, no Loteamento Liberdade, bairro Alto Caiçara.
Além disso, foram aprovadas 32 indicações parlamentares, contemplando demandas variadas da comunidade, como infraestrutura, saúde e educação.
A sessão também foi marcada pelo convite à população para participar da Audiência Pública sobre Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, realizada nesta terça-feira (30), às 19h, na sede da Câmara.
Após o encerramento dos trabalhos legislativos, foram entregues três Moções de Aplausos, reconhecendo instituições e personalidades:
À Rádio Alvorada, por seus 35 anos de fundação, recebida em nome da emissora pelos radialistas: Zé Roberto, Rony Martins e Gordo Locutor (autoria do vereador Homero Castro).
À Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lindaura Boa Sorte Leão, pela conquista do Prêmio Itaú Social – Letramento Matemático na Pré-Escola, de alcance nacional (autoria do vereador Paulo Costa).
Ao Capitão Luiz Maicon Vilaça Santana, pelo compromisso, dedicação e liderança na segurança e bem-estar da comunidade (autoria do vereador William).