10/02/2020 às 17h40min - Atualizada em 10/02/2020 às 17h40min
Projeto do Senar para os produtores rurais de Guanambi foi lançado nesta segunda


Aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi, o lançamento do projeto Agronordeste-Assistência Técnica e Gerencial.

O programa tem o objetivo de aumentar a produção e melhorar a comercialização de produtos, por meio da assistência técnica aos produtores rurais do distrito de Ceraíma e região.

O evento recebeu o presidente do sistema Federação da Agricultura e Pecuária (Faeb/Senar), Humberto Miranda, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Harley Nascimento, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guanambi, Nelson Gomes e lideranças políticas como o deputado federal Arthur Maia e o ex-governador Nilo Coelho.

O projeto já está em fase inicial, na próxima terça-feira (11), os técnicos responsáveis já estarão fazendo o cadastramento de produtores para executar os serviços de assistência. De início, o projeto irá trabalhar com 300 produtores.

 

O presidente da Faeb, Humberto Miranda, explicou que este é um programa que leva muita expectativa aos produtores rurais, proporcionando conhecimento, qualificação e tecnologia, aumentando a produção e comercializando, além de melhorar a produção.

Os interessados em participar do projeto, devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de Guanambi ou a Codevasf para que o nome seja incluso no cadastramento.

O Sistema Faeb/Senar

O Sistema Faeb/Senar trabalha para fortalecer o setor agropecuário baiano, defendendo os interesses e direitos dos produtores rurais do nosso estado, além de capacitar e profissionalizar a mão de obra rural. A FAEB – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia disponibiliza os serviços de assessorias especializadas orientando os Sindicatos e os produtores nas diversas áreas da agropecuária.

O Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tem como missão realizar educação profissional e ação social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável da Bahia.

Além disso, o Senar contribui para o aumento da renda do produtor rural, difundindo tecnologias através da assistência técnica e também através da formação profissional oferecida gratuitamente pela instituição. Por ano, mais de 45 mil pessoas são capacitadas pelo Senar Bahia em todo o estado.

Os Sindicatos dos Produtores Rurais são essenciais para que as ações do Sistema FAEB aconteçam no campo. O Sindicato funciona como braço operacional da Federação e do Senar, sendo a representação do Sistema nos municípios. Através de cada Sindicato, os produtores rurais têm acesso às assessorias e serviços oferecidos pela FAEB e os programas de capacitação profissional rural e social do SENAR BAHIA. Um sistema sindical forte e organizado representa uma agropecuária respeitada, competitiva e produtiva.

por 

Tuan Montalvão - agência Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Tradicional São João do Distrito de Mutans acontece neste final de...
Nova Rodoviária será prioridade como obra estruturante para o município de Guanambi; projeto já...
Prefeitura de Guanambi recebe ‘Selo Transparência’ dos festejos juninos, concedido pelo Ministério...
Cultura FM de Guanambi também lidera audiência nas plataformas de streaming de rádio, conforme dados...
GALERIAS
CLASSIFICADOS