17/05/2022 às 19h31min - Atualizada em 17/05/2022 às 19h31min
Professor do IF Baiano proferiu conferência magistral no maior congresso sobre bananicultura do mundo em Miami/EUA


O Instituto Federal Baiano esteve representado no XXIII Congresso Científico de las Musáceas, organizado pela Associação para Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral em Musáceas (bananas e plátanos) – Acorbat Internacional, maior evento do mundo dedicado à pesquisa e às discussões sobre a bananicultura.

A edição deste ano aconteceu entre os dias 11 e 13 de maio e marcou os 50 anos da Acorbat. O evento é itinerante com periodicidade bianual e normalmente era realizado num país produtor de banana. Contudo, as três últimas edições foram realizadas em Miami em função da doença Murcha de Fusarium Raça Tropical 4, quarentenária para a América Latina até 2019. Essas edições foram em 2016 organizado pela Costa Rica, em 2018 pelo Equador e em 2022 pela Colômbia. A última Edição num país produtor foi no Brasil, em 2013, na cidade de Fortaleza.

O professor do Campus Guanambi, Sérgio Donato, engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia, foi um dos palestrantes do congresso. Ele apresentou a conferência magistral “Estratégias para o uso eficiente da água em bananeira” na Sessão: Fisiologia e manejo sustentável. Essa é a terceira vez que o professor é conferencista no Congresso ACORBAT, a primeira foi em 2013 em Fortaleza e a segunda em 2018, também em Miami.

Além disso, o professor e pesquisador também apresentou cinco trabalhos na forma de pôster no evento e foi eleito como delegado titular do Brasil para Acorbat Internacional, colegiado do qual participa como delegado suplente desde 2010.

Presente como palestrante nos principais eventos sobre bananicultura no Brasil e na América Central, Sérgio Donato viajará novamente para fora do país para participar de mais um evento. Entre os 2 e 3 de junho ele estará na cidade de Santa Marta, na Colômbia, para o Foro Bananeiro 2022, congresso organizado pela Asociación de Bananeros del Magdalena y La Guajira, onde irá ministrar a palestra Sistemas de Irrigação e uso eficiente da água.

Reconhecimento

O reconhecimento é fruto de um trabalho de mais de 25 anos do IF Baiano – Campus Guanambi sob liderança do professor Sérgio e demais professores da área de agronomia e de pesquisadores de instituições parceiras. Neste período, vários experimentos desenvolvidos, sobretudo na área de fisiologia, irrigação e manejo, geraram dezenas de publicações em diversas revistas cientificas.

Referente à cultura da bananeira o professor publicou em autoria ou coautoria 60 artigos em periódicos, 16 capítulos de livros e mais de uma centena de resumos em congressos. O professor é Editor, em parceria com pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Informe Agropecuário no 288, Cultivo da Bananeira, publicado em 2015, o número recordista de venda da história da publicação pela Epamig em 46 anos.

Também em parceria com pesquisadora da Epamig e com um professor da UFV, foi lançado em 2021 o livro “Banana: do plantio à colheita”, lançado em 2021 pela Editora Epamig. Além dos 25 anos. Além dos 25 anos como professor e pesquisador, o professor foi produtor de banana durante oito anos.

No ano passado, Sérgio Donato foi contemplado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

NOTÍCIAS RELACIONADA
Obras de revitalização do Lajedo Novo estão bem avançadas e irá proporcionar valorização e um...
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
Vereadores participam de reunião na Escola Municipal Professor Celito...
GALERIAS
CLASSIFICADOS