15/04/2020 às 19h20min - Atualizada em 15/04/2020 às 19h20min
Prefeitura de Guanambi suspende taxas comerciais e aumenta prazo do IPTU


Dois decretos publicados no Diário Oficial do Município desta terça-feira (14) regulamentaram medidas excepcionais de diferimento tributário para a redução dos impactos sobre a atividade econômica, causados pelas ações de contenção da pandemia, ocasionada pelo COVID-19 no âmbito do Município de Guanambi.

O decreto Nº 730/2020 muda a data de pagamento da primeira parcela do Imposto Territorial Urbano (IPTU) do dia 31 de março para o dia 29 de maio, mantendo o desconto de 10% para pagamento em cota única até esta data. No entanto, a possibilidade de parcelamento que era de 10 vezes foi reduzida para 8.

Já o decreto Nº 733/2020, suspende pelo prazo de 90 dias as Taxas de Fiscalização de Localização e Funcionamento.

A Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento é cobrada anualmente pelas Prefeituras aos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, bem como sobre o seu funcionamento em observância a Lei de uso e ocupação do solo e às posturas municipais relativas à segurança, à ordem, à tranquilidade públicas e ao meio ambiente.

Apesar da suspensão, a determinação prevê que as taxas deverão ser pagas em até cinco parcelas mensais e consecutivas, vencendo a primeira no primeiro dia útil após o prazo previsto de 90 dias.

Durante o prazo ficarão suspensos – a instauração de novos procedimentos de cobrança, encaminhamento de certidões da dívida ativa para cartórios de protesto, a instauração de procedimentos de exclusão de parcelamentos em atraso e os prazos de defesa dos contribuintes nos processos administrativos de cobrança da dívida ativa.

Além disso, o decerto prorrogará também por 90 dias o vencimento das certidões negativas de débitos ou certidões positivas de débitos com efeitos de negativas.

por  Geovane Santos - Agência Sertão  -
NOTÍCIAS RELACIONADA
Obras de revitalização do Lajedo Novo estão bem avançadas e irá proporcionar valorização e um...
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
Vereadores participam de reunião na Escola Municipal Professor Celito...
GALERIAS
CLASSIFICADOS