Prefeitura de Guanambi inicia a partir de 1º de agosto, a desativação do Lixão a céu aberto
Um problema crônico que já durava mais de 40 anos, gerando diversos transtornos para a cidade e moradores do entorno, já tem data para começar a ser resolvido. A Prefeitura de Guanambi, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura começará no dia 1º de agosto a desativar o lixão a céu aberto, localizado na saída para Matina. Depois de décadas, a Município está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que havia sido firmado com o Ministério Público Ambiental por todas as gestões anteriores.
Aterro sanitário controlado
Os resíduos sólidos da cidade passarão a ser geridos pela empresa CVR Alto Sertão, que possui um aterro sanitário na divisa com a cidade de Caetité. Com a contratação do aterro sanitário privado, o problema do lixo em Guanambi, será resolvido em definitivo. No que se refere aos resíduos depositados no lixão, em um espaço de 30 hectares, o Município realizará estudo técnico, para implantação do PRAD – Programa de Recuperação de Área Degradada.
Multa e veículo apreendido
Equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e SMTrans atuarão permanentemente para orientar e fiscalizar o descarte irregular de resíduos, e serão multados e terão veículos aprendidos, que for flagrado descartando resíduos nos locais proibidos.
Leia o comunicado de utilidade pública que detalha as ações da Prefeitura e secretarias municipais.