Prefeitura de Caetité ataca imprensa em nota oficial
CAETITÉ – A prefeitura de Caetité, por meio da assessoria de comunicação atacou a imprensa regional com uma nota de esclarecimento. A nota divulgada seria para esclarecer uma confusão envolvendo um fiscal da prefeitura e uma feirante, na manhã da última segunda-feira, dia 31 de outubro, na Praça do Mercado.
Na nota, a assessoria disse que o fiscal estava exercendo seu dever, quando solicitou aos comerciantes que se encontravam comercializando produtos nas calçadas do mercado municipal para que procedesse com a retirada dos produtos, orientado que eles não deveriam usar o local para venda de mercadorias.
A nota explica que a orientação foi recebida por resistência por parte dos comerciantes, momento em que o fiscal passou a ser vítima de agressões (tapas e murros) por parte destes, mas não revidou as agressões sofridas injustamente. A versão da assessoria conforta com o fato narrado pela vítima, que inclusive registrou uma queixa.
Em outro trecho da nota, a prefeitura lamentou a veiculação de matérias inverídicas e sem o esclarecimento dos fatos. A nota fala que ouvir o outro lado é um dos princípios básicos para a execução de um jornalismo democrático e de comunicação não-violenta.
Os fatos noticiados pelos veículos de comunicação narraram uma versão da vítima, inclusive o Município foi procurado para prestar os devidos esclarecimentos como manda o bom jornalismo, entretanto, a assessoria respondeu que o jurídico estava ciente do caso e apurando o fato.
A nota cita princípios básicos para exercer o bom jornalismo, no entanto, esquece de esclarecer que os veículos procuraram a assessoria para ouvir o outro lado. O estranho é que essa nota é divulgada três dias depois do ocorrido, demonstra total desrespeito com os meios de comunicação.
A nota divulgada pela assessoria de comunicação mostra não apenas descompromisso com a veracidade dos fatos, mas também o uso de sua posição de poder para tentar intimidar veículos de mídia, abala um dos pilares da democracia, a existência de uma imprensa livre e crítica.
Nota
A Prefeitura de Caetité vem, por meio da presente Nota, esclarecer a respeito os fatos ocorridos na manhã desta segunda-feira (31/10) na Praça do Mercado.
Na citada data, o fiscal municipal, Sr. Milton, exercendo o seu dever, solicitou aos comerciantes que se encontravam comercializando produtos nas calçadas do mercado municipal para que procedesse com a retirada dos produtos. Neste momento os mesmos foram orientados que o local não deveria ser usado para a venda de mercadorias. A orientação foi recebida por resistência por parte dos comerciantes, momento em que o mesmo passou a ser vítima de agressões (tapas e murros) por parte destes.
O fiscal não revidou as agressões sofridas injustamente.
É valido informar que o governo municipal concedeu aos citados comerciantes o direito de uso do Box 8, no recém inaugurado Mercado Municipal de Utilidades.
Lamentamos, mais uma vez, a veiculação de matérias inverídicas e sem o esclarecimento dos fatos.
Ouvir o outro lado é um dos princípios básicos para a execução de um jornalismo democrático e de comunicação não-violenta.
A Prefeitura repudia toda e qualquer violência. Somos a favor do diálogo, da paz e do respeito mútuo.
Folha do Vale