23/02/2026 às 09h44min - Atualizada em 23/02/2026 às 09h44min
Prefeito de Guanambi e equipes da SEINFRA e Defesa Civil atuam desde a madrugada após temporal de 100mm


Uma forte chuva registrada na madrugada deste domingo (22) provocou diversos transtornos no município de Guanambi (BA). O temporal começou por volta das 4h e seguiu até aproximadamente 10h, acumulando cerca de 100mm em várias regiões da zona urbana.

Por volta das 6h, o prefeito Nal Azevedo determinou regime de urgência e passou a acompanhar de perto o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), que atuam desde as primeiras horas do dia na remoção de árvores caídas, desobstrução de canais de drenagem e realização de reparos emergenciais.

A Superintendência Municipal de Trânsito também foi mobilizada para sinalizar vias danificadas e orientar condutores, garantindo maior segurança enquanto os serviços de infraestrutura são executados.

De acordo com dados de pluviômetros particulares, o volume de chuva atingiu média de 100mm em vários pontos da cidade. Na zona rural, localidades como Ceraíma, nas proximidades da barragem, e a Fazenda Cubículo, próxima ao trevo de Mutãs, também registraram acumulados superiores a 100mm.

Segundo a prefeitura, ao longo da última semana a SEINFRA realizou ações preventivas em diferentes bairros, o que contribuiu para reduzir impactos em áreas consideradas críticas. Por determinação do prefeito, as equipes da SEINFRA e da Defesa Civil seguem em alerta durante toda a semana, diante da previsão de novos temporais.

A Defesa Civil Municipal disponibilizou um canal direto para atendimento da população pelo WhatsApp, através do número (77) 9 9846-8553. O contato deve ser acionado em situações de risco, como alagamentos, desabamentos ou obstrução de vias públicas.

 

Feito por Portal Vilson Nunes

NOTÍCIAS RELACIONADA
Deslizamento de pedras interdita trecho da BR-030 entre Guanambi e...
Estação do Inmet de Guanambi registrou maior volume de chuva do país neste...
Prefeito de Guanambi e equipes da SEINFRA e Defesa Civil atuam desde a madrugada após temporal de...
Câmara Municipal de Guanambi realiza abertura do Ano Legislativo 2026 nesta terça-feira...
GALERIAS
CLASSIFICADOS