05/11/2024 às 08h45min - Atualizada em 05/11/2024 às 08h45min
Polícia desarticula esquema de fraude em licitações em prefeitura no interior da Bahia


Polícia Federal (PF) deflagrou a "Operação Sanit", com o objetivo de desarticular um esquema de fraude em licitações promovidas pelo município de Canarana, na Bahia, na manhã desta terça-feira (5).

Durante a ação são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canarana/BA e Cedro/PE, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 

Segundo a polícia, as licitações eram destinadas à prestação de serviços de controle de pragas e sanitização das ruas da cidade, além de envolvimento em desvios de recursos públicos devido à apuração de inexecução dos serviços contratados.

Até o momento, os investigadores identificaram o uso de documentos supostamente falsificados nas licitações, como parte do esquema para favorecer a empresa contratada.

A polícia detalha que o Município e a empresa também não apresentaram documentos que comprovassem a efetiva execução dos serviços. O esquema de fraude utilizava recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde.

Embora as licitações envolvessem o uso de veículos e mão de obra para a prestação dos serviços, as investigações indicam que os veículos não foram utilizados e que a sanitização das ruas da cidade foi realizada com a contratação de apenas um profissional, mesmo com valores significativos.

Os investigados podem responder pelos crimes de fraude à licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos públicos.

 

Bn@ws

NOTÍCIAS RELACIONADA
Colisão entre Corsa e Toro deixa motorista gravemente ferido na BR-122, em...
Hulk e mulher são presos em condomínio de luxo em...
Motociclista de 32 anos morre após bater em poste na zona rural de...
Homem de 35 anos morre após bater moto em cerca na zona rural de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS