Polícia Militar: Ronda Maria da Penha completa dois anos de atuação em Guanambi
A Operação Ronda Maria da Penha, que tem como função principal o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, completou no último dia 20 de julho, 02 anos de atuação no município de Guanambi.
Durante esse período a Operação Ronda Maria da Penha do 17o BPM, sob a Coordenação da Tenente PM Jacimara Ornelas atendeu cerca de 1010 mulheres vítimas de violência doméstica, e atualmente acompanha 197 mulheres que estão com medidas protetivas expedidas pela Vara Criminal de Guanambi.
No último dia 29 de julho o município de Guanambi completou 02 anos sem registro de feminicídio decorrente de violência doméstica, graças ao trabalho desenvolvido pela Ronda Maria da Penha e pela Justiça Criminal de Guanambi, assim como por outros órgãos de proteção à mulher.
Atualmente a Operação Ronda Maria da Penha conta com 05 policiais militares que acompanham o dia a dia dessas mulheres que estão sob a proteção da Justiça com medidas protetivas contra seus agressores e em caso de descumprimento dessas medidas, as mulheres assistidas acionam imediatamente a Roda Maria da Penha, ou qualquer outra guarnição da Polícia Militar para que seja efetuada a prisão daquele indivíduo que violou as restrições impostas pela justiça.
Além dessas mulheres que estão sob a proteção da Justiça, a Ronda Maria da Penha também atende as mulheres vítimas de violência doméstica, que ainda não tem medidas protetivas a seu favor, orientando elas a procurarem a rede de proteção integral, bem como a justiça, a fim de terem seus direitos fundamentais assegurados.
Para a Tenente Jacimara, após a criação da Operação Ronda Maria da Penha no Município de Guanambi, a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica ficou bem mais efetiva, o que proporciona a elas uma tranquilidade maior, sabendo que tem uma força policial específica para essa finalidade.
POLÍCIA MILITAR E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM