Piau tem pedido de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral
CARINHANHA — O candidato a prefeito de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, Geraldo Pereira Costa, Piau (MDB), teve o pedido de registro de candidatura indeferido pelo Justiça Eleitoral.
A decisão foi publicada na noite de domingo (1º), pelo Juiz da 125ª Eleitoral, Arthur Antunes Amaro Neves. O magistrado ressalta que embora a documentação apresentada pelo postulante tenha sido considerada regular, e todos
os requisitos legais para o registro estivessem preenchidos, a condenação anterior por improbidade administrativa foi um fator decisivo.
A sentença destacou que a condenação inclui a suspensão dos direitos políticos e foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, não tendo sido ainda transitada em julgado. Além disso, o juiz eleitoral apontou que, apesar de a decisão colegiada ter sido revista e ter concedido efeito suspensivo, a decisão revisora foi posteriormente anulada, o que confirma a inelegibilidade do candidato para as eleições de 2024.
A decisão do magistrado segue o parecer da representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), Ediene Lousado, que recomendou indeferimento ao pedido de candidatura. No parecer, ela alegou irregularidades insanáveis em prestações de contas e improbidade administrativa.
Piau que tem como vice seu filho Andrey Souza Costa, conhecido como “Negão de Piau”, pode recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA).
Nesta segunda-feira (2), Piau é o entrevistado na Cidade FM, na série de entrevistas com os candidatos a prefeito. O ex-mandatário terá a oportunidade de explicar os trâmites do processo.
FOLHA DO VALE