23/10/2019 às 20h47min - Atualizada em 23/10/2019 às 20h47min
Paulo Coelho comenta suspeita de que Raul Seixas o entregou à ditadura


O escritor Paulo Coelho comentou nesta quarta-feira, 23, a notícia revelada em reportagem da Folha de S. Paulo sobre uma possível traição de Raul Seixas. Segundo matéria do jornal sobre o livro Raul Seixas: Não Diga que a Canção Está Perdida, de Jotabê Medeiros, o músico é suspeito de ter entregado Coelho aos militares durante a ditadura.

“Fiquei quieto por 45 anos. Achei que levava segredo para o túmulo”, disse Coelho no Twitter sobre a revelação. Em seguida, ele amenizou a declaração. “Não confirmei e não confirmo nada. Eu apenas vi o documento e me senti abandonado na época.”

Segundo Medeiros, em maio de 1974, Seixas foi convocado para dar um depoimento no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), e ligou para o colega, pedindo que o acompanhasse. A dupla havia lançado no ano anterior o disco Krig-ha, Bandolo! e a conversa com as autoridades girou em torno das músicas feitas por eles.

Em entrevista à Folha, o autor da biografia diz que Raul Seixas já havia ido ao Dops poucos dias antes de retornar com Coelho – que depois foi detido e torturado por duas semanas.

Em artigo publicado no The Washington Post este ano, Coelho narra o episódio. Segundo ele, sua casa foi invadida no dia 28 de maio de 1974 para ser levado ao Dops, ser fichado e fotografado. Liberado pouco depois, pegou um táxi. O carro foi fechado por outros dois carros e ele foi  tirado de lá por homens armados. Foi encapuçado e apanhou no carro. Quando permitiram que ele tirasse o capuz, se deu conta de que estava numa sala a prova de som com marcas de tiro nas paredes. A tortura seguiu. Veja um trecho a seguir:

“Depois de não sei quanto tempo e quantas sessões (o tempo no inferno não se conta em horas), batem na porta e pedem para que coloque o capuz. (…) Sou levado para uma sala pequena, toda pintada de negro, com um ar-condicionado fortíssimo. Apagam a luz. Só escuridão, frio, e uma sirene que toca sem parar. Começo a enlouquecer, a ter visões de cavalos. Bato na porta da ‘geladeira’ (descobri mais tarde que esse era o nome), mas ninguém abre. Desmaio. Acordo e desmaio várias vezes, e em uma delas penso: melhor apanhar do que ficar aqui dentro.”

Paulo Coelho deu todos os detalhes sobre o que sofreu e contou ainda que anos mais tarde, quando os arquivos da ditadura foram abertos, ele teve a chance de saber quem o denunciou, mas não quis. “Não vai mudar o passado”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADA
Ministro de Lula usou voo da FAB e diárias para ir a leilão de cavalos de...
Novas denúncias de falta de lençóis no Hospital Geral de...
Denúncia de irregularidades na prestação de serviços da lavanderia do Hospital Geral de...
Veículo da prefeitura de Ibotirama é flagrado em show de Gustavo Lima em...
GALERIAS
CLASSIFICADOS