"Pan-pan": Voo da Azul declara emergência e assusta passageiros; entenda
Um avião da Azul Linhas Aéreas declarou "pan-pan" durante um voo na última segunda-feira (27) ao se aproximar do Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco. A aeronave modelo Airbus A321neo sofreu uma pane no slat, sistema de dispositivos móveis das asas.
O alerta "pan-pan" serve como pedido de prioridade de pouso. De acordo com o portal Aerolin, a peça que apresentou defeito é um dispositivo hipersustentador localizado no bordo de ataque das asas de uma aeronave, utilizado, portanto, para aumentar a sustentação em baixas velocidades, como durante a decolagem e o pouso, ao permitir um maior ângulo de ataque sem que ocorra o estol.
Em caso de pane, pode haver consequências graves, como dificuldades do piloto em saber a posição real do dispositivo, o que pode resultar em configurações inadequadas para diferentes fases do voo, comprometendo a segurança da operação.
Em nota, a Azul afirmou que fez a solicitação por "questões técnicas", mas garantiu que a aterrissagem aconteceu em segurança.
BN@WS