01/04/2020 às 14h40min - Atualizada em 01/04/2020 às 14h40min
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO: Três vereadores da base do prefeito vão se filiar ao DEM para apoiar pré-candidatura de Nilo Coelho à prefeitura de Guanambi


A política guanambiense começa a ganhar novos contornos com a proximidade das eleições municipais previstas para outubro deste ano. Segundo apurado pela Agência Sertão, três vereadores vão mudar de partido até o fim de semana para apoiar o ex-governador e ex-prefeito Nilo Coelho, que tentará retornar ao cargo de prefeito de Guanambi.

Completando 77 anos neste 1º de abril, Nilo recebeu como presente o reforço dos vereadores Carlos Jackson “Loló” (PDT), Fausto Azevedo (PSB) e do presidente da câmara Zaqueu Rodrigues (PDT). O ex-governador tentará seu quinto mandato como prefeito de Guanambi, após perder por pouco mais de 1% dos votos nas eleições de 2016.

O destino dos três será o Democratas (DEM), mesmo partido de Nilo e do prefeito de Salvador ACM Neto, atual presidente nacional da sigla, e de Rodrigo Maia, deputado federal pelo Rio de Janeiro e presidente da Câmara dos Deputados.

Os três faziam parte até então da base de apoio do prefeito Jairo Magalhães. Zaqueu deve concorrer à releição ou pode até mesmo ser indicado como candidato a vice-prefeito na chapa de Nilo. Fausto também deve tentar mais um mandato, ele vai deixar sua cadeira na Câmara e voltar à suplência com a exoneração de Hélio Pereira “Lelé” (PSD) da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Já Loló, no terceiro mandato, não deve ser candidato e dedicará seu apoio à candidatura de seu filho Diego Pi.

Interlocutores de Nilo Coelho acreditam que a adesão dos três vereadores ao projeto político de Nilo Coelho deve enfraquecer consideravelmente as pretensões de Jairo Magalhães de conquistar a reeleição.

O cenário mais provável da disputa é o mesmo ocorrido em 2016 (Jairo x Nilo), com a possibilidade de surgimento de outros candidatos. É possível que o PT lance a agente comunitária de Saúde Valda para a disputa majoritária. O partido apoiou Jairo na última eleição.

Situação semelhante deve ocorrer no recém fundado diretório municipal do Patriotas, partido formado na cidade por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que pretende lançar um nome próprio para a disputa.

Apesar da pandemia do novo Coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o calendário eleitoral. No próximo sábado (4), vencerá o prazo para filiação partidária e para a desincompatibilização, quando ocupantes de cargos como de secretários municipais devem ser exonerados. Em Guanambi, dois secretários municipais já se descompatibilizaram. Além de Lelé ter deixado a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para concorrer à reeleição, André Moitinho (PSD) deixou a Secretaria de Saúde para ser candidato a vereador.

Fonte: Agência Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Emenda do deputado Felipe Duarte garantirá que todas as salas de aula da rede municipal de Guanambi...
Em parceria com a Prefeitura de Guanambi e investimento de R$ 40 milhões, é lançada pedra fundamental...
Deputado Felipe Duarte participa do lançamento da pedra fundamental para Unidade Educacional do SESI em...
Prefeitura de Guanambi confirma data e estrutura do São João do Gurutuba, com nove dias de evento na...
GALERIAS
CLASSIFICADOS