17/02/2020 às 20h48min - Atualizada em 17/02/2020 às 20h48min
PF confirma ameaça a ministros do STF, mas diz serem genéricas


BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal confirmou nesta segunda-feira ter encontrado nas últimas semanas em monitoramento de rotina "trocas de mensagens, via DeepWeb, com ofensas e ameaças a autoridades da República (ministros do Supremo Tribunal Federal)", mas ressalvou que as ameaças eram "genéricas e não traziam indícios de qualquer plano elaborado de possível atentado".

"Todavia, cumprindo seu papel institucional e de forma preventiva, a PF informou ao ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do Inquérito n.º 4781, sobre a existência de tais mensagens", disse a PF em nota.

"As investigações, a cargo da PF, seguem em sigilo e tramitam com o objetivo de identificar os responsáveis pela difusão de tais mensagens", completou.

Moraes é relator de um inquérito aberto pelo presidente do STF, Dias Toffoli, no ano passado com o objetivo de investigar suspeitas de orquestração de ataques a ministros da corte e familiares. A abertura e o andamento desse inquérito são controvertidos porque não foi requisitada pela Procuradoria-Geral da República e alvo de crítica de uma série de entidades por não haver uma supervisão do caso.

A nota da PF foi divulgada como esclarecimento à reportagem publicada no site da Folha de S.Paulo nesta segunda que relata que ministros do Supremo poderiam ser alvo de ataque terrorista. A matéria informa que Toffoli avisou aos ministros da corte sobre as ameaças.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Supremo não se manifestou a respeito do assunto.

Ricardo Brito - Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADA
PF investiga ex-gerente de banco suspeito de desviar R$ 1,3 milhão em Feira de...
Trabalhador é encontrado morto após suposto ataque de abelhas na zona rural de Bom Jesus da...
Homem com mandado de prisão por homicídio é preso na zona rural de...
Mãe desconfia de história sobre filho na UTI e frustra tentativa de golpe em...
GALERIAS
CLASSIFICADOS