26/12/2019 às 09h38min - Atualizada em 26/12/2019 às 09h38min
Nova tecnologia permite carregar o celular em apenas 5 minutos


O ano de 2020 certamente trará diversas novidades no mundo da tecnologia, que vão facilitar a vida dos usuários. Uma delas promete resolver um problema antigo dos donos de smartphones, a bateria. Isso porque uma startup israelense, a StoreDot, planeja desenvolver baterias capazes de recarregar um celular em apenas 5 minutos, assim como um veículo elétrico. No caso do carro, a carga seria o suficiente para uma viagem de aproximadamente 500 km.

O portal Bloomberg colocou a StoreDot em uma lista de startups a se prestar atenção no ano de 2020. A empresa obteve um financiamento no valor de US$ 130 milhões (cerca de R$ 530 milhões) e o apoio de uma das maiores empresas de petróleo do mundo, a BP.

 

A previsão é de que os carregadores capazes de carregar totalmente a bateria de um celular em cinco minutos cheguem ao mercado no segundo semestre do 2020. Sua tecnologia é baseada em uma nova geração de compostos orgânicos que armazenam energia com mais eficiência e segurança que os sistemas atuais, e também em uma nova combinação de nanotecnologias.

As baterias StoreDot usam lítio, mas substituem o grafite usado pelos  fabricantes de baterias por uma mistura de metaloides, ou seja, substâncias com propriedades intermediárias entre metais e não metais. Esses metaloides incluem silício e compostos orgânicos sintetizados em seus laboratórios.

 

Os celulares não seriam os únicos beneficiados com a nova tecnologia, a indústria de veículos elétricos também pode aproveitar a inivação. 

O alcance em quilômetros das baterias elétricas ainda é consideravelmente limitado e, dependendo do modelo, o reabastecimento pode levar entre 45 minutos e 4 horas; essa costuma ser a principal barreira na compra de um veículo com esse tipo de bateria.

De acordo com a Bloomberg, os veículos elétricos representarão mais da metade de todas as vendas de carros novos em 2040, à medida que os preços começarem a cair e a vida útil da bateria for estendida. 

Pensando nisso, os fabricantes têm aumentado a "densidade" química da bateria para que um carro elétrico possa viajar ainda mais com uma única carga. 

Os mais recentes veículos elétricos de ponta da TeslaChevrolet e outros fabricantes, por exemplo, permitem viagens de quase 500 quilômetros em boas condições. Mas recarregar ainda é um processo lento. É nesse ponto que a nova tecnologia desenvolvida pela StoreDot pode ajudar.

 

Via: G1

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADA
Dobra número de crianças que acessam internet antes dos 6...
Milhões de brasileiros têm dificuldades de pagar suas...
Revoltado, homem termina relacionamento após noiva colocar cachorro em...
Líder em energia eólica e solar, Nordeste mira hidrogênio renovável e atrai...
GALERIAS
CLASSIFICADOS