Município de Guanambi confirma caso de raiva bovina e orienta criadores sobre cuidados
A Vigilância Epidemiológica do município de Guanambi confirmou a ocorrência de um caso de raiva bovina na região rural do distrito de Ceraíma, após moradora acionar o órgão, para informar a morte de nove bovinos em sua propriedade.
A ADAB – Agencia Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia foi notificada e no dia 19 de dezembro coletou amostras do cérebro de uma novilha, encaminhando para o LACEN – Laboratório Central, cujo resultado foi positivo para Raiva (Imunofluorescência direta), no dia 27 de dezembro último.
Todas os contactantes da propriedade foram submetidos ao tratamento profilático, tomando as doses de vacina antirrábica, bem como animais de pequeno porte (cães e gatos), foram vacinados.
Equipes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Municipal de Agricultura visitaram criadores na região circunvizinha, orientando acerca dos cuidados necessários em casos de suspeitas, e especialmente, a prevenção através de vacinação antirrábica animal.
Cooperação entre secretarias e ADAB
Mediante a gravidade da situação, o município de Guanambi tem atuado através da Secretaria de Saúde (Vigilância Epidemiológica, Departamento de Atenção Básica) e Secretaria de Agricultura de forma cooperada com a ADAB, buscando sanar todas as questões e adotar as medidas que o caso requer. Os técnicos do órgão estadual estão realizando visitas às propriedades, buscando catalogar possíveis locais que abriguem morcegos hematófagos (morcegos-vampiros), principal transmissor do vírus da raiva para os animais.
Ação em casos suspeitos
A Vigilância Epidemiológica orienta os criadores que quaisquer suspeitas de casos de raiva bovina, comunicarem imediatamente os órgãos competentes.