Mulher em surto psicótico invadiu UPA de Guanambi a bordo de motocicleta
Na noite desta quinta-feira (23), pouco antes da meia noite, policiais militares do 17º BPM foram acionados para conter uma mulher que invadiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em Guanambi.
A ocorrência foi comunicada ao Centro Integrado de Comunicação (CICOM), que enviou os militares ao local para averiguar a situação.
Ao chegarem à UPA, os policiais encontraram a mulher de 52 anos em um estado de surto psicótico. Segundo informações da assistente social presente, a mulher, identificada como paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), havia entrado na unidade de saúde pilotando uma moto branca, modelo Honda Pop 100, acelerando de forma intensa. Ela foi contida pelo segurança da UPA.
A mulher foi rapidamente medicada e, após o atendimento inicial, foi entregue aos cuidados de sua filha. A Prefeitura de Guanambi divulgou uma nota esclarecendo que a paciente, que sofre de transtornos psiquiátricos, não estava devidamente medicada no momento do incidente.
Nota da Prefeitura
Em nota oficial, a Prefeitura informou que a mulher, usuária do CAPS, entrou na UPA em um surto psicótico, sem a devida medicação adequada. Ela já havia visitado a unidade duas vezes no mesmo dia, sem apresentar comportamento agressivo ou reclamar do atendimento recebido.
Após o incidente, a segurança da UPA conteve a mulher e ela foi posteriormente atendida pela equipe médica. A PM chegou ao local, mas a paciente foi deixada sob os cuidados dos profissionais da unidade, que confirmaram tratar-se de um caso psiquiátrico.
Ainda de acordo com a nota, a mulher foi devidamente medicada e entregue a familiares. A família, bastante abalada, expressou preocupação devido à divulgação de um vídeo do incidente nas redes sociais, que tem sido usado para críticas políticas partidárias.
A Prefeitura destacou que a situação não tem qualquer relação com a demora no atendimento ou falta de profissionais médicos na unidade.
Tiago Marques - Agência Sertão