14/01/2020 às 15h43min - Atualizada em 14/01/2020 às 15h43min
Morte por suspeita de síndrome nefroneural é investigada em Pompéu


  • Um caso suspeito de síndrome nefroneural está sendo investigado em Pompéu. A informação foi confirmada nesta terça-feira (14), pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade que informou ter notificado a Secretaria de Estado de Saúde.
  • A paciente é uma idosa de 60 anos, que morreu no dia 28 de dezembro de 2019. Ao G1 familiares da vítima, que não quiseram ser identificados, relataram que antes do óbito, a idosa esteve em viagem a Belo Horizonte no período de 15 a 21 de dezembro onde consumiu a cerveja Belorizontina.
  • De acordo com parentes da vítima, após ela ter consumido a cerveja começou a queixar dores abdominais, diarreia e vômitos. Ela retornou para Pompéu e permaneceu sentindo-se mal. A família disse também que no dia 26, a mulher deu entrada no Pronto Atendimento do município.
  • Contudo, o quadro clínico da paciente se agravou e ela faleceu no dia 28. No prontuário médico a causa constatada para a morte foi insuficiência renal e alteração neurológica. A família disse que após a morte dela, teve conhecimento da relação dos casos de doença e o consumo da cerveja, e registrou ocorrência na polícia nesta segunda-feira (13).
  • A Prefeitura de Pompéu informou, por meio de nota, que desde que tomou conhecimento do caso, "a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Pronto Atendimento, realizou a apuração e levantamento de informações com posterior notificação e encaminhamento ao CIEVS-MG".
  • A Secretaria de Saúde esclareceu ainda que relatou as informações aos órgãos competentes e aguarda o desenrolar das investigações.

·Relação com a cerveja

Recall

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) afirmou nesta segunda-feira (13) que intimou a cervejaria Backer a realizar recall de todas as cervejas e chopes da empresa e também suspender a venda de qualquer produto da marca, até que seja descartada a possibilidade de contaminação de demais produtos.

  • A medida abrange qualquer rótulo da cerveja, além dos chopes, fabricado entre outubro de 2019 e esta segunda. Na noite desta segunda-feira, a determinação já era cumprida em um supermercado de Belo Horizonte. A retirada de cervejas das prateleiras foi flagrada pela reportagem.

·Cervejas recolhidas na região

·Casos

  • Na noite desta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizou os casos de síndrome nefroneural provocada por intoxicação exógena.
  • Foram notificados 17 casos de intoxicação exógena por dietilenoglicol até esta segunda. Destes, 16 são do sexo masculino e um feminino. Quatro casos foram confirmados, um deles evoluiu para óbito, os 13 restantes continuam sob investigação, uma vez que apresentaram sinais e sintomas com relato de exposição.
  • Um dos pacientes está internado em São Lourenço, na Região Sul de Minas Gerais. O dentista viajou para Belo Horizonte. Uma mulher de Viçosa, na Região da Zona da Mata, também está hospitalizada. A prefeitura da cidade notificou a Superintendência de Saúde sobre a suspeita de um caso.
  • A informação foi confirmada, na sexta-feira (10), pela assessoria do Executivo ao G1 e à produção da TV Integração. O Executivo emitiu uma nota sobre o assunto. Ela não teria ido à capital mineira.
  • O Ministério da Saúde confirmou que Belo Horizonte é o local provável de exposição de todos os casos.

·Dietilenoglicol

  • O dietilenoglicol é usado em grandes indústrias, nos processos de resfriamento. A Associação Brasileira de Cervejas Artesanais informou que a substância raramente é usada pelas fábricas de cerveja. A Backer alega que não usa esse produto. Mas afirma que usa o monoetilenoglicol.
  • "Ontem foi feito uma perícia na fábrica e foi arrecadado notas fiscais da utilização do componente monoetilenoglicol, logicamente a empresa tem sua versão e a investigação vai definir se realmente há a utilização do dietilenoglicol por parte da empresa ou não", afirmou o chefe da Polícia Civil de Minas, delegado Wagner Pinto.
  • O monoetilenoglicol tem fórmula muito parecida com o dietilenoglicol. Em caso de ingestão, pode provocar sintomas semelhantes.

Por G1 Centro-Oeste de Minas

NOTÍCIAS RELACIONADA
Mãe e filha morreram atropeladas por caminhão ao desembarcarem de ônibus na BR-030, em...
Guanambi: homem não identificado é encontrado caído ao lado da moto na zona...
Caetité: acidente com vítima fatal na BR...
Influenciadora baiana com quase 400 mil seguidores é presa por estimular jogo e aplicar...
GALERIAS
CLASSIFICADOS