17/12/2019 às 09h43min - Atualizada em 17/12/2019 às 09h43min
Ministério da Saúde alerta: vacinação contra o HPV está abaixo do esperado


A vacinação contra o HPV está muito abaixo das metas das autoridades de saúde, principalmente por causa do preconceito.

Um intervalo na aula para cuidar da saúde. O laboratório de ciências virou um posto de vacinação contra o HPV. Os alunos levaram a autorização dos pais. Maria Clara, de 9 anos, sabe a importância da vacina.

“Para prevenir a doença, que dá câncer”.

A vacina contra o HPV previne contra vários tipos de câncer, inclusive o de colo de útero. O vírus transmitido, principalmente, por relação sexual, está tanto nos órgãos sexuais masculinos como nos femininos. A vacinação é importante para que meninos e meninas não se infectem e não se tornem transmissores do vírus. A vacina está disponível na rede pública.

 

Uma das preocupações do Ministério da Saúde com relação a essa vacina é que a imunização entre as meninas é muito maior do que entre os meninos. Uma das estratégias de um posto volante montado numa escola de Betim era justamente atrair os meninos de 11 a 14 anos. E eles foram.

A indicação para as meninas é de 9 a 14 anos. São necessárias duas doses.

De acordo com o Ministério da Saúde, só 22% dos meninos na faixa etária indicada tomaram a segunda dose. Entre as meninas, 51%.

A pediatra Lilian Martins, membro da Sociedade Mineira de Pediatria, diz que a falta de informação é o principal motivo da procura tão pequena pela vacina.

“Acho que existe uma resistência com relação à idade, talvez um preconceito. Por que vou vacinar meu filho de 11 anos, que é uma criança ainda, de uma doença sexualmente transmissível? Acho que há uma dificuldade de a gente enxergar para frente. E não veem a importância da vacinação nessa idade. Não significa que estamos querendo dizer que eles vão iniciar a atividade sexual com 11 ou 12 anos”, explicou.

Andressa tomou a vacina na escola, acompanhada da mãe, Lucivania Oliveira.

“Os pais têm que se informar. Se tiver dúvida, procurar o posto de saúde, procurar orientação, conversar com o técnico, buscar ajuda, encaminhar seus filhos. Prevenção sempre”.

Por Jornal Nacional

NOTÍCIAS RELACIONADA
Após quase 20 anos sem registro local, Brasil confirma caso autóctone de cólera na...
Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por...
Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no...
Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes no...
GALERIAS
CLASSIFICADOS