Jovem morre após colocar piercing na boca; especialistas explicam riscos
Uma jovem de 20 anos morreu após ficar um mês internada por conta de um piercing inflamado. Andressa de Souza ficou internada 24 dias em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após perfurar o lábio. A causa da morte de Andressa, segundo a mãe e o hospital, foi uma infecção generalizada que atingiu o cérebro.
Riscos
O neurologista e neurocirurgião do Hospital Albert Einstein, Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, alerta para os perigos existentes na aplicação de piercings. "Não podemos esquecer que a pele, a mucosa da boca e outras regiões do organismo também têm bactérias. Então se tem uma inflamação e infecção local, foi causada por uma bactéria desta região, que eventualmente cai na circulação sanguínea”, explica.
De acordo com o médico, essa inflamação causa um quadro chamado de bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea) e septicemia (resposta exagerada a uma infecção no corpo), resultando em uma infecção generalizada. “Se foi para o cérebro, causou meningite bacteriana, por uma bactéria que realmente deve ter sido do lábio ou da boca. Causou inflamação, caiu na corrente sanguínea, espalhou pelo corpo todo e alojou principalmente no cérebro, mas podia se alojar em qualquer outro lugar”, destaca o especialista.
Milena Vogado - Saúde em Dia