Hospital emite nota a cerda das denúncias de irregularidades na prestação de serviços de lavanderia
O Hospital Geral de Guanambi, vem a público esclarecer sobre os fatos veiculados na imprensa a respeito das roupas e do transporte para lavanderia em uma ambulância desta unidade, assim esclarece que:
A empresa UNILAV que prestava o serviço de lavanderia neste hospital suspendeu os serviços de modo inesperado e sem aviso prévio, na data de 02/11/2022, de forma unilateral, mesmo tendo contrato ainda vigente com a SESAB, com previsão para se encerrar em 31/01/2023.
Imediatamente a diretoria deste Hospital buscou formas emergenciais para solucionar o problema, além de comunicar a SESAB do ocorrido.
Em 16/01/2023, pela segunda vez, após retomar os serviços de lavanderia, a empresa UNILAV suspendeu novamente a prestação do serviço sem aviso prévio, deixando o Hospital mais uma vez desassistido.
É notório que as suspensões dos serviços ocorridos em 02/11/2022 e 16/01/2023, tem gerado uma série de transtornos para o HGG, comprometendo diretamente o serviço prestado aos pacientes, além de configurar quebra contratual.
Contudo, a diretoria deste Hospital buscando meios para evitar a descontinuidade do serviço, se viu forçada a adotar medidas emergenciais para manter o fluxo de limpeza e troca do enxoval.
Vale ressaltar que a nova empresa que está em fase de contratação pela SESAB teve que assumir a prestação do serviço de lavanderia de forma emergencial, estando ainda adequando o trabalho para suprir a nossa grande demanda.
Esclarecemos ainda que o vídeo veiculado nas redes sociais com imagens de um paciente deitado em um leito com lençol sujo de sangue cujo acompanhante relata a demora em trocar o lençol, tal fato se deu exatamente no momento de maior necessidade de rouparia, no entanto, nesse mesmo dia o paciente foi atendido e o lençol trocado dando-lhe total assistência. O HGG lamenta profundamente o ocorrido.
Por fim, a direção geral do HGG de Guanambi informa que está tomando diversas providências como: compra emergencial de lençóis, parceria com diversas secretarias de saúde de municípios vizinhos para o fornecimento de rouparia, notificação da empresa prestadora de serviço, transporte de materiais de forma emergencial, contato diário com a SESAB para viabilizar a continuidade dos serviços, dentre outras providências para evitar o bloqueio de leitos.
Toda a equipe do hospital Geral de Guanambi está mobilizada no sentido de resolver todos esses entraves e pede a compreensão de toda a comunidade regional nesse momento de dificuldade.
Kelly Pozzi Malheiros Diretora Geral do HGG