Gestão da iluminação pública através PPP colocará Guanambi no patamar das grandes cidades
A implantação do projeto na região é uma iniciativa do CDS Alto Sertão, que está mobilizando as cidades de Guanambi, Caetité, Caculé, Sebastião Laranjeiras, Iuiú e Lagoa Real. Essas cidades formaram o 1º arranjo de municípios organizados em consórcio, selecionado pelo FEP CAIXA para receber apoio na estruturação do Projeto de Concessão (PPP) para Ampliação, Modernização, Manutenção, Operação e Gestão do Sistema de Iluminação Pública.
O objetivo principal é implantar e substituir toda a iluminação antiga por lâmpadas de LED em Guanambi, por meio do projeto de PPP Iluminação Pública.
A gestão do prefeito Nilo Coelho discute em parceria com os municípios de Caetité, Caculé, Lagoa Real, Iuiú, Sebastião Laranjeiras, a modernização do sistema de iluminação pública através de PPP – Parceria Público Privada. O projeto tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, Caixa Econômica Federal.
Na última segunda-feira (3) o secretário de governo Marcelo Batista esteve na cidade de Caetité, em mais uma rodada de discussões sobre a formatação do projeto. “O prefeito Nilo Coelho vem se empenhando para implantar os grandes projetos que transformarão Guanambi, para os próximos 30 anos. E nós estamos discutindo juntamente com o secretário de planejamento Jairo Magalhães para ver o que é melhor para o nosso município”, comentou o secretário Marcelo Batista.
As discussões giram em torno da formalização do projeto de concessão, ampliação, modernização, manutenção, operação e gestão da iluminação pública das seis cidades consorciadas. O modelo a ser implantado em Guanambi será mediante consórcio que contará ainda com os municípios de Caetité, Caculé, Iuiú, Sebastião Laranjeiras e Lagoa Real e terá que ser discutido nas câmaras de vereadores.
O projeto da nova iluminação estabelece a implantação de um sistema 100% em led, com um sistema mais eficiente para a população e economia de 69,76% no consumo de energia comparado ao gasto atual. Ainda está estabelecido a cobertura de pontos escuros e atendimento de novas demandas.
Está prevista a ampliação em 17,3% de toda a rede de iluminação pública no município de Guanambi. O mesmo sistema já foi implantado em grandes cidades como Campinas em São Paulo, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Barreiras, Alagoinhas e Teixeira de Freitas na Bahia.
Serão mantidos os benefícios de isenção de cobranças de taxas para as categorias de consumidores conforme a legislação municipal em vigor.