18/04/2020 às 15h39min - Atualizada em 18/04/2020 às 15h39min
Ex-presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto é denunciado pela PGR por posse ilegal de arma


A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia contra o ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto. A denúncia foi oferecida na última sexta-feira (17), de acordo com o jornal O Globo, por posse ilegal de arma.

 

Segundo a reportagem, a Polícia Federal (PF) havia encontrado uma pistola dentro de um veículo de Britto, durante realização de busca e apreensão na Operação Faroeste, no final do ano passado.

 

A denúncia contra o desembargador afastado foi apresentada pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, à corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ. A relatoria está sob responsabilidade do ministro Luís Felipe Salomão.

 

O crime em questão é passível de pena de detenção de um a três anos e multa.

 

O relatório da PF aponta que Gesivaldo assumiu que a arma era sua durante a operação de busca e apreensão. Ele só não foi preso em flagrante por causa das suas prerrogativas de desembargador. "A propriedade da arma foi prontamente assumida pelo investigado, caracterizando assim prova da materialidade do delito e indícios suficientes de autoria do delito previsto no art. 12 da lei 10.826/13", escreveu a PF.

 

O ex-presidente do TJ-BA já havia sido denunciado pela PGR outra vez. Ele é acusado de fazer parte de uma organização criminosa que atuava na venda de decisões judiciais para favorecer empresários em disputa de terras no oeste da Bahia, na Operação Faroeste. 

 

Bahia Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADA
Motociclista é preso em Jacaraci suspeito de atropelar 7 pessoas durante...
Carro tomba após colisão com outro veículo em...
Lagoa Real: Homem morre e mulher e filha ficam feridas após acidente na...
Advogado é acusado de estupro por colega de profissão e indiciado; saiba...
GALERIAS
CLASSIFICADOS