Ex-candidato a vereador de Bom Jesus da Lapa é preso acusado de estuprar adolescente com deficiência
BOM JESUS DA LAPA — Um ex-candidato a vereador pelo Avante, de 36 anos, foi preso na quarta-feira (23), acusado de estuprar uma adolescente em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. O cumprimento do mandado contra Wesley Alberto de Paula Silva, conhecido como Wesley do Povão Amigo do Povo, foi efetuado por uma equipe da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara Criminal local, no último dia 21. Wesley figura como suspeito da autoria do crime de estupro de vulnerável, tendo como vítima uma adolescente de 12 anos.
O fato teria ocorrido no dia 22 de setembro deste ano, conforme uma decisão publicada no Diário Oficial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ela foi diagnosticada com o Transtorno Desafiador de Oposição (TOD) e Transtorno de Personalidade Bordeline
A adolescente reside em uma casa de acolhimento desde abril deste ano, mas teria fugido do local para a casa da avó. Enquanto a avó fazia uma caminhada, o ex-candidato ofereceu uma carona e a violentou em um sítio.
No pedido de prisão temporária, o juiz Moisés Argones Martins destacou que há fortes elementos que indicam a prática criminosa por parte do suspeito. “A materialidade do crime está evidenciada pelo laudo pericial que comprova a prática do estupro, bem como pelos depoimentos da vítima e testemunhas que identificaram o representado como autor dos fatos.
A autoria também é corroborada pelo reconhecimento fotográfico realizado pela vítima”, apontou. O magistrado também decretou a busca e apreensão e perícia nos aparelhos celulares, computadores, notebook, tablets e cadernos de anotações eventualmente encontrados com o representado.
Wesley recebeu 123 votos no pleito de 2024, ficando na suplência.