Em quinta edição do Boletim Epidemiológico, Secretaria de Saúde de Guanambi confirma 151 casos positivos de arboviroses
A Secretaria de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, publicou na tarde desta segunda (18/03), a quinta edição do Boletim de Arboviroses, que detalha de forma muito didática e transparente para a sociedade, os casos notificados, confirmados, descartados e aguardando coleta ou resultado, para Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya. Desde a semana passada, situação de epidemia já tinha sido reconhecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), em Guanambi, e em dezenas de cidades da região, conforme demonstrativo abaixo.
Ao todo, o novo Boletim confirmou 151 casos de arboviroses, sendo 126 de Dengue, 16 de Chikungunya e 9 de Zica. Na semana passada, eram 97 casos confirmados.
Como é feita a confirmação
Os casos são confirmados através de exame do Laboratório Central (Lacen) ou laboratórios particulares, que são obrigados por lei a comunicar os dados para o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica.
Dengue
Os diagnósticos ambulatoriais de Dengue evoluíram de 78 para 126 casos confirmados em uma semana. Os casos aguardando coleta ou resultados para Dengue, subiu de 394, para 506.
Chikungunya
Com relação a febre Chikungunya, se observou o aumento de casos, saltando de 10 casos confirmados, para 16 na última semana.
Zica
Os casos de Zica seguem em estabilidade, foram mantidos os mesmos 9 casos da semana anterior.