05/03/2021 às 19h33min - Atualizada em 05/03/2021 às 19h33min
Em audiência com Prefeitura, CDL protocola reivindicações e Comitê Econômico é criado


Em audiência com a Prefeitura Municipal nesta quinta-feira, 04, a CDL de Guanambi protocolou ofício com reivindicações e compromissos assumidos pelo setor lojista como forma de atenuar os impactos pelas medidas de fechamento do comércio.

No documento, a CDL pontua a necessidade de que todos tenham atitudes coletivas para conter a disseminação do COVID-19, bem como a adoção de medidas sanitárias, em especial para o pequeno empresário, responsável pelo sustento de inúmeras famílias.

A CDL informa no ofício que todos os lojistas ouvidos já estavam adotando as medidas de proteção contra o COVID, como o uso de máscaras e álcool gel nos estabelecimentos e realizou as seguintes sugestões para a Prefeitura de Guanambi: 

1)   A reabertura do comércio, com reforço na fiscalização, com adoção do “lockdown” aos finais de semana, e restrição de circulação noturna nos dias úteis. Com a autorização do delivery de gêneros alimentícios e produtos do setor varejista em todos os dias da semana, servindo de incentivo aos empresários que optarem por não abrir seus estabelecimentos.

2) Que seja criado com urgência um comitê de crise voltado ao setor econômico de Guanambi, visando o fortalecimento da economia em atendimento as medidas sanitárias, tanto fomentando o delivery e outras alternativas para o setor. Além da criação de um canal telefônico ou via whatsapp para denúncia de estabelecimentos que estejam descumprindo as regras de distanciamento e não aglomeração.

3) Seja implementado pelo Município desconto na renovação dos alvarás de funcionamento, no IPTU dos imóveis comerciais, bem como renegociação das dívidas tributárias dos comerciários.

4)  Que seja ampliado o rigor na fiscalização de festas clandestinas, seja na zona urbana como rural, com a criação de um canal exclusivo de denúncia, bem como aumentando o número de fiscais através inclusive de contratação temporária por excepcional interesse público diante da situação emergencial e de calamidade.

Após a apresentação dos pleitos acima, a Prefeitura de Guanambi concordou com a sugestão para criação do comitê econômico, que terá como membros a CDL de Guanambi, o SEBRAE, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Associação Industrial de Guanambi e o Observatório do Semiárido Nordestino. 

O comitê apoiará as autoridades na percepção dos impactos e de soluções para a economia local e já se reúne na manhã desta sexta-feira, dia 05, para realizar levantamentos e subsidiar a equipe de saúde.

 

NOTÍCIAS RELACIONADA
Obras de revitalização do Lajedo Novo estão bem avançadas e irá proporcionar valorização e um...
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
Vereadores participam de reunião na Escola Municipal Professor Celito...
GALERIAS
CLASSIFICADOS