Em ato histórico, Prefeitura de Guanambi desativa Lixão a céu aberto e resíduos sólidos são encaminhados para aterro sanitário
Um problema social e de saúde pública que já durava mais de 40 anos, gerando diversos transtornos para a cidade e moradores do entorno, teve o capítulo final na manhã desta quinta (1).
Conforme anunciado no mês passado, a Prefeitura de Guanambi, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura desativou o lixão a céu aberto de mais de 30 hectares, localizado na saída para Matina, ao lado dos bairros Boa Vista e Industrial. Depois de várias gestões, o Município está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público Ambiental. O ato foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente Carlos Jackson (Loló), ao lado de servidores da pasta, como Cláudio Malheiros, que é especialista em gerenciamento de resíduos sólidos, secretário de Infraestrutura Dalmo Viana e de Administração Anderson Ribeiro, além do diretor da Superintendência de Trânsito, Rogério Mota.
Aterro sanitário
Os resíduos sólidos da cidade já estão sendo geridos pela empresa CVR Alto Sertão, que possui um aterro sanitário na divisa com a cidade de Caetité, resolvendo de forma definitiva o descarte dos resíduos, atendendo as normas sanitárias e ambientais. Agora, o Município já está em tratativas para contratação estudo técnico, para implantação do PRAD – Programa de Recuperação de Área Degradada.
Descarte controlado e fiscalizado
“Provisoriamente”, o descarte em pequenas quantidades de resíduos de construção e podas de árvores, continuará sendo no lixão, sob supervisão das secretarias, sempre em horário comercial: de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado até ao meio dia.
Áreas críticas de descarte irregular
Serão implantados mais contêineres em locais estratégicos para coleta de pequenos volumes de resíduos domiciliares, como próximo de área da zona rural.
Multa e veículo apreendido
Um comunicado foi enviado para as rádios locais, esclarecendo sobre a desativação do antigo espaço e alertando sobre o descarte ilegal de lixo em vias públicas. Equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e SMTrans atuarão permanentemente para orientar e fiscalizar o descarte irregular de resíduos, e serão multados e terão veículos aprendidos, quem for flagrado descartando resíduos nos locais proibidos, atendendo orientação de determinação judicial.
Por: Ascom PMG - Pauta autorizada pela Justiça Eleitoral, processo nº 0600046-55.2024.6.05.0064.