27/01/2025 às 06h02min - Atualizada em 27/01/2025 às 06h02min
Dona Maria: Saiba como a maior traficante de drogas e armas da Bahia liderava o império do crime


Tráfico de drogas internacional por meio de aviões, envio de granadas, fuzis e diversas outras armas para Bahia, outros estados, e até exterior, além da aliança com a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Essas eram apenas algumas das formas de “negócio” em que Jasiane Teixeira, conhecida como Dona Maria, realizou antes de ser presa na sexta-feira (24) em São Paulo.

Todas essas “credenciais” alçaram Jasiane ao posto de “maior traficante de drogas e armas da Bahia”. No entanto, a criminosa viu seu império ruir após uma mega-operação que uniu as forças de segurança paulista e baiana.

BNews detalhou a extensão de todo o esquema criminoso liderado pela baiana — que ultrapassava as fronteiras da Bahia e até do Brasil.

Ela comandava uma rede criminosa de proporções internacionais, utilizando até mesmo aeronaves para transportar cocaína e armamentos pesados para facções em várias partes do país. A mulher ficou conhecida por utilizar métodos sofisticados para movimentar o tráfico de drogas incluindo a utilização de aviões.

Um dos veículos utilizados para transportar cocaína e armamentos de outros países, um Cessna Aircraft cortava a América Latina passando por Bolívia, Venezuela, Colômbia e Peru, até a Bahia e outros estados brasileiros.

Em 2019, uma aeronave foi apreendida pela polícia de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. Na época, junto com ela, três homens foram presos. O avião foi leiloado em 2020 por R$ 800 mil. Jasiane foi libertada em março de 2020, após decisão judicial que considerou ilegal sua prisão semiaberta uma vez que a presa tem dois filhos pequenos.

Em solo baiano, a traficante também é acusada de comandar o tráfico de drogas e armas na região de Vitória da Conquista e outras áreas do Sudoeste baiano. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Jasiane é investigada por vários crimes, incluindo homicídios, tráfico de drogas e armas, corrupção de menores e falsidade ideológica.

Ela também é suspeita de ter sido responsável pela morte de um agente penitenciário e por intermediar a compra de armamento pesado, como fuzis e granadas, para os grupos criminosos sob seu comando.

A criminosa foi, inclusive, uma das figuras de destaque no famoso “Baralho do Crime” da SSP-BA, ocupando a posição de dama de copas na lista dos criminosos mais procurados do estado.

Além disso, em São Paulo, as investigações apontam que a baiana é suspeita de ser sócia do PCC e de liderar o Bonde do Neguinho (BDN). Condenada por homicídio, no momento da prisão, a polícia paulista apreendeu R$ 66 mil em espécie, anotações sobre o tráfico e celulares com Dona Maria.

 

 

por Thiago Teixeira - Bn@ws

NOTÍCIAS RELACIONADA
Homem que matou mulher com 14 facadas é preso pela Polícia Civil em Bom Jesus da...
Homem de 64 anos morre atropelado por caminhão em...
Homem morre após sofrer descarga elétrica enquanto trabalhava em...
Caetiteense morre afogado em praia de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS