DNIT autoriza início das obras da BR-030 entre Cocos e Carinhanha
SALVADOR – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) , autorizou, a empresa Construtora Luiz Costa LTDA, a iniciar, a partir de 12 de dezembro, o serviço de implementação e pavimentação da BR-030, entre Cocos e Carinhanha, totalizando 88,6 quilômetros.
O anúncio foi feito pelo Superintendente Regional do DNIT da Bahia, Amauri Sousa Lima, nesta quarta-feira (7). Amauri disse que a autorização garante que essa importante obra para o Oeste da Bahia, seja iniciada e concluída.
Os valores foram orçadas em aproximadamente R$ 205 milhões, conforme prevê edital de licitação. A obra foi dividida em dois lotes, sendo o primeiro de Cocos ao acesso a Juvenília e o segundo do mesmo acesso até a ponte sobre o rio São Francisco, em Carinhanha.
Três pontes serão construídas no trecho, sendo duas no lote I, sobre o Riacho São José e o Riacho Feira da Mata, já no segundo lote II, sobre o Riacho Itapicuru.
A pavimentação da rodovia é uma luta intensa do prefeito de Cocos, Marcelo Emerenciano, bem como do deputado federal José Rocha. “Em várias ocasiões me desloquei da cidade em busca de fazer isso se tornar realidade, juntamente com Zé Rocha e com a ajuda do nosso grande parceiro Amauri Sousa do DNIT-BA. Essa é uma vitória dos coquenses e do povo baiano”, disse Marcelo.
Obras
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu a pavimentação da Rodovia BR-030, no trecho que liga as cidades de Cocos e Carinhanha, passando por Feira da Mata, na cidade de Tanhaçu no Sudoeste da Bahia.
Início da BR-030
O ponto inicial da BR-030 está localizado em Brasília (DF), e o final, no município de Maraú, na Bahia. São 1.158,0 Km (incluídos os trechos não construídos).
Luta
A cobrança nasceu com os prefeitos dos municípios de Cocos, Dr.Marcelo, e o então prefeito de Feira da Mata, Aparecido Alves da Silva, Cidim, em julho de 2017, quando eles receberam o então ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa.
Empresa
Criada em agosto de 1995, a Construtora Luiz Costa Ltda (CLC) apresentou excelente desempenho (crescimento) em menos de duas décadas de existência, se tornando uma das maiores construtoras de obras pesadas do RN.
FOLHA DO VALE