15/04/2020 às 06h34min - Atualizada em 15/04/2020 às 06h34min
Coronavírus: Três vacinas já estão em fase de testes em humanos, diz OMS


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), setenta vacinas contra o coronavírus estão em desenvolvimento em todo o mundo. Dessas, três já estão em fase de testes em humanos. A mais avançada no processo clínico é um imunizante desenvolvido pela CanSino Biologics Inc., empresa com sede em Hong Kong que desenvolve e fabrica produtos e vacinas biológicos, em parceria com o Instituto de Biotecnologia de Pequim.

As outras duas candidatas em teste foram desenvolvidas separadamente pelas farmacêuticas americanas Moderna Inc e Inovio Pharmaceuticals Inc., de acordo com a OMS. A CanSino recebeu no mês passado a aprovação regulatória chinesa para iniciar os testes em humanos com sua vacina. A Moderna, empresa que nunca lançou um produto no mercado, recebeu aprovação regulatória da FDA, agência americana que regula medicamentos, para avançar rapidamente para testes em humanos em março. A aprovação permitiu que a Moderna “pulasse” anos de testes em animais, que são a norma no desenvolvimento de vacinas. Já a Inovio começou seus testes em humanos na semana passada.

O progresso das vacinas contra o novo coronavírus está ocorrendo a uma velocidade sem precedentes na história. Uma vez que o vírus afeta o mundo inteiro simultaneamente e é improvável que ele seja eliminado apenas por meio de medidas de contenção, a indústria farmacêutica espera reduzir o tempo necessário para levar uma vacina ao mercado – geralmente de 10 a 15 anos – para cerca de um ano ou um ano e meio.

Farmacêuticas e empresas de biotecnologia de todos os portes entraram na corrida global para o desenvolvimento de uma vacina eficaz. Essa é a única forma de acabar com a doença. As medidas de contenção apenas reduzem a velocidade de disseminação da doença.

 

Veja

NOTÍCIAS RELACIONADA
Após quase 20 anos sem registro local, Brasil confirma caso autóctone de cólera na...
Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por...
Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no...
Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes no...
GALERIAS
CLASSIFICADOS