04/06/2023 às 07h46min - Atualizada em 04/06/2023 às 07h46min
Comissão aprova criminalização do transporte irregular de crianças


A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou, na 4ª feira (31.mai.2023), projeto de lei que altera o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para tornar crime o transporte irregular de crianças e adolescentes, seja pela inobservância de normas de segurança ou por ausência de autorização, “gerando perigo de dano”. A punição proposta é de detenção de 6 meses a 1 ano ou multa.

PL 1.198/2019 foi aprovado com uma emenda em decisão terminativa, ou seja, segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para análise pelo plenário.

O autor, senador Humberto Costa (PT-PE), observou que apesar do alto risco, o transporte irregular de crianças e adolescentes, muitas vezes, em veículos de condução precária e não submetidos a qualquer fiscalização, não se enquadra hoje em um tipo penal específico, mas em “mera contravenção penal”.

Normas de segurança

 

Para o relator da matéria, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), não se pode admitir que “uma conduta tão grave, que coloca em risco a incolumidade física e a vida de nossas crianças e adolescentes, possa ser considerada uma simples contravenção penal, que será julgada pelo juizado especial criminal”.

Por isso, o relator chamou atenção para o fato de que a redação proposta para o tipo penal não contempla a conduta de transporte irregular de crianças e adolescentes sem a observância das normas de segurança especiais estabelecidas no CTB ou pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“Portanto, por meio da emenda que propomos, pretendemos tipificar criminalmente todo e qualquer transporte irregular de crianças e adolescentes, não só aquele realizado por ‘vans escolares piratas’, mas também aquele realizado sem a observância das normas de segurança que regem esse tipo de transporte”, expôs o relator.

Dessa forma, pela emenda apresentada pelo relator, e que altera a Lei 9.503, de 1997, passa a ser crime “realizar transporte de crianças e adolescentes, sem a observância das normas de segurança especiais estabelecidas no CTB ou pelo CONTRAN, ou ainda sem a devida autorização, gerando perigo de dano”. O relator rejeitou oralmente emenda apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), que especificava no texto “transporte coletivo de caráter escolar”.

Com informações da Agência Senado.

NOTÍCIAS RELACIONADA
Banco Master paga empresa de nora de Jaques...
Cinco vereadores são presos em operação da PF que investiga organização...
TSE aprova novas regras para as eleições de...
Empresário alvo da Overclean diz ter “comprado” mais de 50...
GALERIAS
CLASSIFICADOS