Comércio digital ou tradicional: como são diferentes?
A tendência para o comércio digital está se sentindo em todo o mundo e, no Brasil, essa realidade existe também. A Bahia é um dos locais onde se nota que o empreendedorismo digital pode ter vindo para ficar. Conheça as principais diferenças entre o comércio digital e tradicional.
A Bahia chegou a estar no 5º lugar do ranking mundial para o isolamento social nesse ano, devido ao Covid-19, com sua população respeitando as normativas para a contenção do vírus que assolou o mundo.
A permanência em suas casas, juntamente com a quebra de rendimentos que muitas famílias sentiram, motivou o aumento do e-commerce no Brasil e fez com que muitas pessoas tentassem sua sorte no mundo digital, ainda que conscientes da saturação desse mercado e de todas as suas dificuldades.
O comércio tradicional, como você sabe, foi reduzido ao mínimo e, durante esse tempo, poucas lojas abriram. Aos poucos, comerciantes tradicionais começaram a ponderar se não seria melhor adotar o comércio eletrônico e exploraram as variadas plataformas para descobrir qual o melhor site para abrir uma loja virtual.
O retorno à normalidade já está sendo feito em vários estados brasileiros, apesar de existirem normas estritas para evitar que a situação – já bastante complexa – venha a agravar. Nesse momento, tanto consumidores como lojistas se questionam sobre quais as diferenças entre o comércio tradicional e online. Apresentamos 4 diferenças:
1. Apoio e meios
Seja para a criação da loja ou para sua forma de funcionamento, uma loja online pode ser mais simples do que uma loja física.
Hoje, quando decide abrir uma loja virtual, você pode aceder a um gerador de nomes, ter apoio escolhendo seu slogan e também criar os códigos de seus produtos com um gerador de código de barras.
Todo o processo é acompanhado por estruturas e plataformas onde existe uma grande variedade de ferramentas que, no meio convencional, implicam a contratação de criativos e um maior investimento.
2. Investimento
Uma das diferenças entre as lojas físicas e digitais é que, ao vender online, você nem sempre precisa de investir em armazenamento ou estoque.
Alguns modelos de negócio, como o dropshipping foram criados para liberar o empreendedor de uma boa parte da gestão logística e reduzir seus custos com os produtos, já que esses são enviados diretamente do fornecedor para o cliente.
3. Precisão
Os modelos de marketing digital podem ser mais precisos com as ferramentas digitais. Isso é: se você tem uma loja real e coloca publicidade, você sabe que as pessoas vão ver mas não consegue garantir que esta chegue no público-alvo de sua loja.
Os anúncios online têm vantagens porque você pode direcionar essa publicidade justamente para o público que pode ter interesse em seus produtos ou serviços, garantindo melhores vendas.
4. Testar e tocar os produtos
Essa é, sem dúvida, uma das vantagens das lojas físicas. Nelas, você pode experimentar o produto e tocá-lo, ficando a conhecer alguns dados que geram dúvida quando compra online.
Ainda assim, a maioria das lojas online contorna esse problema com políticas bem interessantes de troca ou devolução, que você pode ler em seus termos e condições.
Bahia Notícias