27/04/2020 às 19h47min - Atualizada em 27/04/2020 às 19h47min
Com estoque crítico, Hemoba de Guanambi faz campanha para aumentar doações


Com a queda nas doações de sangue devido ao isolamento social, decorrente do novo coronavírus (Covid-19), os hemocentros têm feito alertas para sensibilizar a população sobre a importância de aumentar os bancos de sangue.

Tendo em vista o respectivo cenário, o Hemocentro (Hemoba) de Guanambi está solicitando o apoio da comunicação e mídias sociais para mobilização de doadores para este chamamento de utilidade pública.

De acordo com o Hemoba de Guanambi, o estoque de sangue está crítico, sobretudo os grupos “O positivo” e “O negativo”. Os demais doadores com grupos sanguíneos A, B e AB, positivos e negativos, também estão sendo solicitados para doação.

Além disso, a entidade pontua que devido a pandemia e a necessidade do distanciamento social, não está sendo possível realizar ações educativas para doação de sangue.

A iniciativa visa sensibilizar a população para a doação  de sangue e também passa orientações aos doares sobre o agendamento prévio, que é uma medida para evitar aglomerações. “Para evitar aglomerações, as doações de sangue estão sendo agendadas. Basta entrar em contato pelo número (77) 3451 7004, o Hemoba Guanambi espera por vocês”.

Em Guanambi, as doações podem ser feitas de segunda à quinta das 7h ás 11:30h, por meio do agendamento.

O Ministério da Saúde (MS) não restringiu doação de sangue nas recomendações de prevenção da Covid-19.

Apesar das orientações para que as pessoas evitem sair de casa, os hemocentros garantem que a doação é feita em locais seguros. Para as pessoas do grupo de risco e com sintomas da Covid-19, a recomendação é que não doem e permaneçam em isolamento.

O Hemoba explica que para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura e ter dormido bem.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Ainda segundo o Hemoba, o organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

O Banco de Sangue do Hemoba funciona de segunda a sexta das 7h às 11h30, na Rua Dr. José Humberto Nunes, nº 1750 no bairro Praíso, anexo ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). Mais informações pelo telefone (77) 3451-7004.

por 

 Geovane Santos - Agência  Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
Vereadores participam de reunião na Escola Municipal Professor Celito...
Câmara de Guanambi aprova Projeto de Lei que responsabiliza financeiramente agressores por custos de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS