27/01/2024 às 06h04min - Atualizada em 27/01/2024 às 06h04min
Chuvas devem durar até o início da próxima semana nas regiões de Guanambi e Vitória da Conquista


O tempo deve continuar chuvoso nos próximos dias nas regiões de Guanambi e de Vitória da Conquista. Até terça-feira (30), novas chuvas podem ocorrer nestas localidades, assim como em boa parte do território baiano.

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), configurada na noite da última terça-feira (23), deve continuar atuando até o fim de semana, proporcionando mais chuvas nestas localidades.

Antes do fim do mês, o acumulado pode superar os 100 milímetros (mm) em áreas das regiões Centro-Norte, Centro-Sul, Extremo-Oeste, Sul e Vale São-Franciscano da Bahia. Desde o último domingo (21), todas as regiões do estado do estado vêem recebendo chuvas, em alguns locais, bastante volumosas.

Acumulados

 

Em Guanambi, no pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, o acumulado de chuva de domingo até o fim da noite desta quinta-feira (25) foi de 134 mm. Considerando todo o mês de janeiro, até o momento, o acumulado é de 359 mm, bem maior do que os 199 mm registrados entre julho e dezembro de 2023.

A cidade e a região seguem sem ferramentas oficiais de monitoramento das condições climáticas, já que a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está inoperante desde outubro. Além disso, boa parte dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também não funciona.

Já em Vitória da Conquista, a média dos cinco pluviômetros do Cemaden e da Defesa Civil municipal é 140 mm desde domingo e de 244 mm desde o início do mês. O maior volume foi no bairro Patogônia, de quase 300 mm. Isso sem contar as chuvas da madrugada desta sexta-feira (26), que superou 50 mm em algumas localidades.

Alertas

A maior parte da Bahia segue em alerta laranja para chuvas intensas pelo menos até este sábado (27), com possibilidade de chuvas de 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

O alerta atualizado nesta sexta-feira engloba 324 dos 417 municípios da Bahia, ficando de fora apenas a parte mais ao nordeste do estado, como as regiões de Salvador, Feira de Santana e Paulo Afonso.

 

Tiago Marques Agência Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
Vereadores participam de reunião na Escola Municipal Professor Celito...
Câmara de Guanambi aprova Projeto de Lei que responsabiliza financeiramente agressores por custos de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS