28/01/2020 às 16h02min - Atualizada em 28/01/2020 às 16h02min
Bolsonaro manda demitir número 2 da Casa Civil que usou avião da FAB


O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir Vicente Santini do cargo de secretário-executivo da Casa Civil nesta terça-feira, 28. A determinação ocorre depois de o número dois do ministério comandado por Onyx Lorenzoni ter viajado à Índia em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Com Onyx em férias, Santini estava na condição de ministro em exercício, mas poderia ter optado por voo comercial. O risco de demissão foi antecipado pela coluna Radar.

“A questão do avião da Força Aérea. Inadmissível o que aconteceu. Já está destituído da função de (secretário) executivo do Onyx. Decidido por mim”, afirmou Bolsonaro na chegada ao Palácio da Alvorada, após volta da viagem oficial à Índia. “Vou conversar com o Onyx, ver quais outras medidas podem ser tomadas contra ele. É inadmissível o que aconteceu. Ponto final”, acrescentou.

Segundo o presidente, a atitude de Santini não foi ilegal, mas “completamente imoral”. Segundo a FAB,  podem utilizar as aeronaves oficiais ministros de Estado e “demais ocupantes de cargo público com prerrogativas de ministro”. Outros ministros, no entanto, como Bento Albuquerque (Minas e Energia), e Tereza Cristina (Agricultura), optaram pelo uso do avião comercial.

“Eu mesmo já viajei no passado, não era presidente, para a Ásia toda, de comercial, classe econômica, e não entendi”, afirmou Bolsonaro sobre a decisão de Santini. “A explicação que chegou em um primeiro momento, (que) ele teve que participar da reunião de ministros. Essa não, essa desculpa não vale”, acrescentou o presidente.

Veja

NOTÍCIAS RELACIONADA
Cinco vereadores são presos em operação da PF que investiga organização...
TSE aprova novas regras para as eleições de...
Empresário alvo da Overclean diz ter “comprado” mais de 50...
Senador do PT inaugura comedouro para pets e vira alvo de piadas na...
GALERIAS
CLASSIFICADOS