15/02/2021 às 18h18min - Atualizada em 15/02/2021 às 18h18min
Biofábrica pode produzir até dez mil mudas através parceria entre IF Baiano e Secretaria de Agricultura


O secretário de agricultura Vanderlei Florêncio (Vanderlei de Ceraíma) esteve reunido em seu gabinete nesta segunda-feira (15) com representantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano) buscando parceria para colocar em funcionamento a Biofábrica de mudas, instalada no distrito de Ceraíma.
Em primeiro plano foi discutido o gerenciamento da biofábrica sendo sugerida a criação de um comitê gestor para implantação de um projeto auto-sustentável. O plano de trabalho apresentado pelo IF Baiano estima a produção inicial de dez mil mudas de palma. Para o pequeno produtor rural, a venda será a preço de custo.
O plano também prevê o valor do investimento a ser feito pelo município, o custeio da biofábrica e a busca de parceria com o SENAR e a Secretaria de Agricultura do estado para convênios de investimentos e gestão.
O secretário Vanderlei Florêncio destacou o potencial da biofábrica: “Inicialmente produziremos mudas de palmas, mas a nossa intenção é produzir outras variedades como manga, banana, abacaxi entre outras. Não tenho dúvida que contarei com o nosso prefeito Nilo Coelho, que está comprometido em levantar a nossa agricultura”.
Inaugurada em 2013, a Biofábrica custou R$ 300 mil aos cofres públicos e nunca produziu uma única muda.

 

NOTÍCIAS RELACIONADA
Câmara de Guanambi aprova Projeto de Lei que institui Educação Integral em Tempo Integral na rede...
Obras de revitalização do Lajedo Novo estão bem avançadas e irá proporcionar valorização e um...
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
GALERIAS
CLASSIFICADOS