15/02/2021 às 18h18min - Atualizada em 15/02/2021 às 18h18min
Biofábrica pode produzir até dez mil mudas através parceria entre IF Baiano e Secretaria de Agricultura


O secretário de agricultura Vanderlei Florêncio (Vanderlei de Ceraíma) esteve reunido em seu gabinete nesta segunda-feira (15) com representantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano) buscando parceria para colocar em funcionamento a Biofábrica de mudas, instalada no distrito de Ceraíma.
Em primeiro plano foi discutido o gerenciamento da biofábrica sendo sugerida a criação de um comitê gestor para implantação de um projeto auto-sustentável. O plano de trabalho apresentado pelo IF Baiano estima a produção inicial de dez mil mudas de palma. Para o pequeno produtor rural, a venda será a preço de custo.
O plano também prevê o valor do investimento a ser feito pelo município, o custeio da biofábrica e a busca de parceria com o SENAR e a Secretaria de Agricultura do estado para convênios de investimentos e gestão.
O secretário Vanderlei Florêncio destacou o potencial da biofábrica: “Inicialmente produziremos mudas de palmas, mas a nossa intenção é produzir outras variedades como manga, banana, abacaxi entre outras. Não tenho dúvida que contarei com o nosso prefeito Nilo Coelho, que está comprometido em levantar a nossa agricultura”.
Inaugurada em 2013, a Biofábrica custou R$ 300 mil aos cofres públicos e nunca produziu uma única muda.

 

NOTÍCIAS RELACIONADA
Câmara de Guanambi realiza Sessão...
Vigilante morre após passar mal e sofrer acidente em...
Câmara de Guanambi aprova PPA, LDO e LOA 2026 e encerra período...
Guanambi atinge marca histórica com 2.241 cirurgias eletivas realizadas entre janeiro e...
GALERIAS
CLASSIFICADOS