26/03/2026 às 10h01min - Atualizada em 26/03/2026 às 10h01min
Bancada Feminina da Câmara de Guanambi participa do 6º Fórum do CMDDM


Na manhã desta quarta-feira (25), a Bancada Feminina da Câmara Municipal de Guanambi, composta pelas vereadoras Eponina Gomes, Maria Sílvia (Lilia) e Edimiria Paes (Miria Paes), participou do 6º Fórum do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM). O evento teve como tema “O homem como corresponsável para a equidade e o combate à violência de gênero” e reuniu representantes do poder público, instituições e sociedade civil.
 
A mesa de abertura contou com a presença de autoridades locais, entre elas a chefe de gabinete Ana Paula, representando o prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo (Nal); a secretária municipal de Assistência Social, Carla Maria; a primeira-dama Tatiane Correia; a presidente do CMDDM, Wilma Moura; o diretor da UNEB Campus Guanambi, professor Luiz Humberto; além da vice-presidente da Câmara, vereadora Maria Sílvia (Lilia), da procuradora especial da Mulher, vereadora Edimiria Paes (Miria Paes), e da vereadora Eponina Gomes.
 
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Sua finalidade é fiscalizar e promover políticas públicas, diretrizes e normas voltadas à eliminação da discriminação contra a mulher, assegurando condições de liberdade, equidade de direitos e plena participação nas esferas política, social, econômica e cultural no município de Guanambi.
 
Durante suas falas, as vereadoras destacaram a importância da união entre as mulheres no enfrentamento à violência de gênero e relembraram o início das atividades do Conselho, reconhecendo os avanços já conquistados. No entanto, também chamaram atenção para o aumento dos casos de violência contra a mulher, levantando reflexões sobre os fatores que têm contribuído para essa realidade.
 
Elas reforçaram a necessidade de fortalecer a rede de proteção, com a atuação integrada do poder público, instituições e sociedade civil, além de parabenizarem os organizadores do Fórum e destacarem a importância do cumprimento efetivo das leis de proteção às mulheres. As parlamentares também apontaram a educação como um dos principais caminhos para a prevenção da violência e ressaltaram o compromisso da Câmara Municipal na criação de leis e ações que contribuam para o enfrentamento desse problema no município.

NOTÍCIAS RELACIONADA
GUANAMBI É VENCEDORA ESTADUAL DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA...
Bancada Feminina da Câmara de Guanambi participa do 6º Fórum do...
Ao lado de deputados federais, secretário de Agricultura de Guanambi busca solução da ANA para crise...
Câmara de Guanambi aprova dois Projetos e discute demandas urgentes da...
GALERIAS
CLASSIFICADOS