12/12/2019 às 14h28min - Atualizada em 12/12/2019 às 14h28min
Bahia tem sete barragens com estruturas comprometidas; equipamentos têm erosões, rachaduras e infiltrações


A Bahia tem sete barragens com estruturas comprometidas, de acordo com estudo divulgado nesta quarta-feira (11) pela Agência Nacional de Águas (ANA). Foram registrados 68 equipamentos com problemas em todo o país.

Entre as irregularidades encontradas nos equipamentos, estão erosões, rachaduras, buracos, infiltrações, corrosão de tubulações, presença de vegetações, afundações e fissuras.

As barragens com problemas no estado são: Apertado, que fica em Mucugê; Araci, em Araci; Beco Bebedouro, que fica na cidade de Seabra; Luiz Vieira, em Rio de Contas; Tabua II, em Ibiassucê; Vilobaldo Alencar, em Ruy Barbosa; e Zambumbão, no Vale do Paramirim.

O levantamento da ANA foi realizado em 2018 e aponta que, em todo o país, o número de barragens com problemas cresceu. Em 2017, 45 estavam irregulares. Na época, 10 equipamentos da Bahia estavam na relação.

As barragens que estavam na lista em 2017 e saíram no estudo divulgado nesta quarta foram: Afligidos, localizada na cidade de São Gonçalo dos Campos; Cipó, em Mirante; Luiz Vieira, em Rio de Contas; RS1 e RS2, em Camaçari; e Pinhões, em Juazeiro.

Todas as barragens com problemas no estado são administrados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). O G1 entrou em contato com o órgão e aguarda o posicionamento sobre o caso.

Por G1 BA

NOTÍCIAS RELACIONADA
Ministro de Lula usou voo da FAB e diárias para ir a leilão de cavalos de...
Novas denúncias de falta de lençóis no Hospital Geral de...
Denúncia de irregularidades na prestação de serviços da lavanderia do Hospital Geral de...
Veículo da prefeitura de Ibotirama é flagrado em show de Gustavo Lima em...
GALERIAS
CLASSIFICADOS