Avião da Azul voa em círculos por 3 horas para pouso não programado
Um avião cargueiro da Azul precisou fazer um pouso de emergência e voou em círculos durante três horas antes de pousar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, na tarde da última sexta-feira (27).
A aeronave ás 9h50 com destino a Manaus, mas logo depois da decolagem o piloto iniciou procedimento de retorno. O avião ficou circulando sobre cidades da região como parte de uma manobra para facilitar o pouso e evitar riscos.
A medida tem objetivo de esvaziar o tanque de combustível. O piloto fica dando voltas para garantir a segurança do pouso não programado. O avião decola pesado, com o tanque cheio. Diante disso, é preciso continuar voando para queimar o combustível e tornar o veículo 'mais leve'.
Em nota, a Azul relatou o avião precisou retornar por 'questões técnicas'. Ninguém se feriu na ocorrência. Confira a nota na íntegra:
'A Azul informa que, por questões técnicas, a aeronave cargueira que fazia o voo AD2002, que saiu de Campinas (SP) com destino a Manaus (AM), precisou retornar ao aeroporto de origem. O pouso foi coordenado junto ao controle de tráfego de SP e ocorreu em segurança. A Tripulação seguiu todos os procedimentos previstos nesta situação. A companhia ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.'
Por: Itatiaia