28/02/2020 às 09h37min - Atualizada em 28/02/2020 às 09h37min
Apreensão de cocaína pela PF no Brasil cresce 46% em 2020


A Polícia Federal (PF) apreendeu em janeiro de 2020 em todo o Brasil 10,7 toneladas de cocaína, 46% a mais do que as 7,3 toneladas interceptadas por policiais federais no país no mesmo período do ano passado. É o que apontam dados exclusivos da PF obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Em janeiro de 2018, a PF retirou de circulação 1,9 tonelada de cocaína em todo o país, número que representa 18% do volume interceptado neste ano.

00:00/02:46

Esses números abrangem todas as formas de apreensão da PF, como em aeroportos, portos ou em operações especiais da corporação realizadas em outros locais.

Tendência

O aumento das apreensões de cocaína pela Polícia Federal neste início de 2020 reforça uma tendência de alta verificada no ano passado: 104,5 kg de cocaína foram interceptados por agentes da PF em todo o país ao longo de 2019, 32% a mais do que as 79,1 toneladas da droga retiradas de circulação em 2018.

Na avaliação do professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, o aumento das apreensões é uma boa notícia.

"Mas, é preciso que sejam feitos estudos para saber se está vindo mais droga para o Brasil, e há notícia de um aumento da produção de cocaína na Colômbia, ou então é uma melhora na forma de a PF trabalhar. Provavelmente, é um misto dos dois. Precisamos de estudos aprofundados para que, com isso, possamos repetir o que está dando certo", avalia Alcadipani.

 

Por Léo Arcoverde e Isabela Leite, GloboNews

NOTÍCIAS RELACIONADA
Motociclista é preso em Jacaraci suspeito de atropelar 7 pessoas durante...
Carro tomba após colisão com outro veículo em...
Lagoa Real: Homem morre e mulher e filha ficam feridas após acidente na...
Advogado é acusado de estupro por colega de profissão e indiciado; saiba...
GALERIAS
CLASSIFICADOS