17/04/2020 às 19h38min - Atualizada em 17/04/2020 às 19h38min
Apenas 15% dos municípios baianos têm mais de 2 respiradores


Apontada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), como "o grande dilema" em meio à pandemia do novo coronavírus, a falta de respiradores ou o número insuficiente desses equipamentos são a realidade encontrada na maior parte dos municípios baianos. Somente 15% das cidades da Bahia possuem mais de dois respiradores, e 55% delas não possuem nem mesmo um equipamento. 

 

Os dispositivos de respiração mecânica têm se tornado cada vez mais valorizados e procurados por países em todo o mundo desde o início da pandemia do novo coronavírus. A corrida pelos equipamentos, assim como outros insumos médicos, inclui retenção de cargas, elevação dos preços, mudanças na política de compra e adoção de estratégias para driblar os “concorrentes”.  Isso porque os equipamentos são considerados essenciais no tratamento de casos graves da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus e que ataca os pulmões e provoca insuficiência respiratória.

 

Na Bahia, dos 417 municípios, 189 têm algum respirador. Entre essas cidades com o dispositivo, 47% têm apenas um equipamento e 35 municípios têm dois respiradores.

 

Mas a situação na Bahia já foi mais grave. Em fevereiro deste ano, quando foi registrado o primeiro caso de coronavírus no Brasil, o estado tinha um total de 3.194 respiradores. Desde então o número vem crescendo. Em março chegou a 3.262 e depois aos atuais 3.405. Os dados constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes-Datasus). O número considera equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e aqueles Não-SUS.

 

Se os baianos tivessem que disputar um respirador, a briga seria no mínimo desleal. Isso porque a proporção entre o número de habitantes no estado e a quantidade de equipamentos é de 1 para cada 4,5 mil (saiba mais aqui).

 

Entre os 87 municípios baianos que contabilizavam casos positivos do novo coronavírus até esta sexta-feira (17), 56 possuíam algum respirador. 

 

Ao olhar os números de respiradores da Bahia e das demais unidades da federação, o estado, que é o 4º em número de habitantes, ocupa a 6ª posição em número de equipamentos de respiração mecânica.  No topo da lista aparecem os três entes federativos com maior população: São Paulo (18.816 respiradores), Rio de Janeiro (8.108) e Minas Gerais (6.332).

 

No entanto, ao considerar apenas os estados do Nordeste, a Bahia é quem soma o maior número do tão desejado aparelho.

 

por Jade Coelho - Bahia Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADA
Vacina contra o câncer está em últimas fases de...
Após quase 20 anos sem registro local, Brasil confirma caso autóctone de cólera na...
Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por...
Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no...
GALERIAS
CLASSIFICADOS